Bel Portugal lança projeto pioneiro de descarbonização na fábrica de Vale de Cambra

202
Fábrica Grupo Bel.
Dreamweb 728×90 – Video I

A lacticínios Bel Portugal anunciou o investimento de 1,5 milhões de euros “num projeto de sustentabilidade e descarbonização” da sua unidade fabril, em Vale de Cambra.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Está em causa, a instalação de um sistema de osmose inversa “Eficiência Energética: 3 em 1”, que permite uma tripla redução no consumo de gás, água e gases efeitos de estufa.

A Bel Portugal escolheu o Dia Nacional da Sustentabilidade, a 25 de setembro, para dar conta do lançamento do projeto na fábrica onde produz o queijo da marca Limiano.

Inserido no âmbito dos 20 anos de laboração, o projeto tem como mote “Pioneiros de um novo amanhã”, implicando um investimento de 1,5 milhões de euros, com característica pioneiras na multinacional BEL, “servindo como referência para outras operações do grupo a nível global.”

Apesar do aumento do consumo de energia elétrica, que já é 100% verde desde 2020, a Bel Portugal irá alcançar “uma redução significativa nas emissões de CO2 e uma maior eficiência hídrica, através da reutilização de água para a limpeza das linhas de produção (CIP), a torre de arrefecimento e o processo de osmose inversa.”

O projeto é assumido como “um passo importante na estratégia de descarbonização da Bel Portugal, que está alinhada com os objetivos do Acordo de Paris e visa alcançar a neutralidade de carbono até 2050.”

Objetivos

» Diminuição de 29% no consumo total de gás, equivalente a 8.036 MWh por ano;
» Redução entre 10% e 15% no consumo de água;
» Recuperação aproximada de 20.000 m³ de água por ano;
» Nas emissões de gases de efeito estufa, espera-se uma diminuição de 29% nas emissões de GEE, o que representa uma redução aproximada de 1.900 toneladas de CO2 por ano.

Discurso direto

“O projeto ‘Eficiência Energética: 3 em 1’ está integrado na estratégia de descarbonização do grupo BEL e é mais um passo importante na estratégia do grupo para a sustentabilidade das suas operações, em particular para o plano de neutralidade carbónica da totalidade da sua cadeia de valor, com que a Bel está comprometida até de 2050, em linha com o Acordo de Paris. Ao liderar este projeto pioneiro no grupo, estamos a investir no futuro e a definir novos padrões de eficiência que esperamos replicar em outras fábricas da Bel pelo mundo. Esta iniciativa permitirá não só reduzir significativamente o nosso impacto ambiental, como também melhorar a eficiência operacional, mantendo-nos na vanguarda da indústria alimentar” – Tiago Serrano, Diretor Industrial da Bel Portugal.

Sobre a BEL

A Bel Portugal é uma empresa especialista em queijo. É líder do mercado com as marcas Terra Nostra e Limiano, que lideram também o segmento flamengo. Lidera ainda o segmento de snacking de queijo com duas marcas ícones mundiais: A Vaca que ri e Babybel e conta também com a conhecida marca GoGo squeeZ, completando o seu portfólio de oferta de snacking saudável com saquetas de fruta. Com duas fábricas em Portugal (Açores e Vale de Cambra), a Bel tem uma forte presença nas comunidades locais e é certificada como empresa familiarmente responsável desde 2015, tendo assumido o compromisso de neutralidade carbónica na sua cadeia de valor (from farm to fork) até 2050, em linha com o Acordo de Paris (limite aquecimento global +1.5ºC).

Artigo relacionado

Dona francesa do queijo Limiano desiste de exportar Terra Nostra e investe oito milhões em Portugal

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.