BE denuncia “linha de continuidade, sem alternativa” do PSD e PS em Aveiro

421
Bloco de Esquerda.

O Bloco de Esquerda está decidido a fazer o seu caminho próprio nas próximas eleições autárquicas em Aveiro, como tem acontecido, distanciando-se de entendimentos. Desafia, ainda, PS e PSD “a elevarem os debate” sobre “os problemas reais” do concelho.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A pretexto de uma exposição sobre o “legado” da gestão de Alberto Souto (PS) na autarquia, e da consequente reação do PSD, os bloquistas concluem que “os partidos do centrão em Aveiro representam uma linha de continuidade, sem alternativa e sem soluções para as graves crises que a população aveirense enfrenta, nomeadamente na habitação, na falta de oferta de transportes públicos, de falta de apoio social e dos efeitos decorrentes de uma crise inflacionária recente e ainda na ausência de resposta às alterações climáticas.”

Em comunicado, a concelhia bloquista diz que o partido “está empenhado em construir uma alternativa a esta continuidade do centrão aveirense e desafia estes partidos para debates sobre o presente e o futuro e sobre os problemas reais dos aveirenses”.

“A política de museu e de sacralização de legados, de parte a parte, é inútil quando se percebe que os problemas atuais derivam precisamente das escolhas políticas de PS e PSD”, refere ainda a tomada de posição.

O BE acusam PS e PSD de não terem soluções para pos problemas de habitação pública, encontrando mesmo uma “linha de continuidade de venda de terrenos públicos para habitação privada cara e de investimento no espaço público que ampliam fenómenos de especulação imobiliária.”

“Na resposta às alterações climáticas há também a mesma política de uma nova forma de negacionismo”, notam os bloquistas. “Embora reconhecendo que o fenómeno existe, apregoa-se que não é preciso mitigação nem adaptação às alterações climáticas porque a tecnologia resolverá o assunto. É assim quando Ribau Esteves e o PSD querem uma grande ocupação de construção e de habitação premium na antiga lota. Da mesma forma, Alberto Souto, quando era secretário de estado, defendeu a construção do aeroporto em área protegida no Montijo com o argumento de que os “pássaros não são estúpidos e é provável que se adaptem”, lembra o BE, criticando ainda a omissão de PSD e PS na croação de um serviço público municipal de ação social.

As iniciativas do PS e do PSD mais recentes, conclui a estrutura bloquista, “inserem-se claramente na antecâmara das eleições autárquicas do próximo ano e mostram como, tanto o PSD como o PS, estão aprisionadas no passado e no culto de personalidades, esquecendo o futuro e quem vive e trabalha em Aveiro”.

O Bloco de Esquerda, que apresentou como cabeça de lista para a Câmara em 2021 Nelson Peralta (não eleito), tem dois vogais na Assembleia Municipal e representantes nas freguesias de Esgueira, Glória – Vera Cruz, Oliveirinha e Santa Joana.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.