
A Força Aérea inaugurou o renovado hangar que vai albergar os meios aéreos dedicados à missão de combate aos incêndios rurais na Base Aérea N.º 8, em Maceda, concelho de Ovar.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
As instalações serão usadas, concretamente, para acolher os helicópteros UH-60 Black Hawk que equipam a ‘Esquadra 551 – Panteras’.
O hangar Norte “foi alvo de uma remodelação total” numa empreitada financiada com verbas provenientes “maioritariamente do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR)”.
Segundo a Força Aérea, as obras resultaram “numa adaptação total daquela infraestrutura às necessidades de manutenção dos helicópteros UH-60 Black Hawk.”
Citado na nota de imprensa, o Chefe Estado-Maior da Força Aérea (CEMFA), General João Cartaxo Alves, explicou que a empreitada “não só teve de atender aos exigentes requisitos técnicos associados” aos novos meios, mas também às condições de trabalho e apetrechamento técnico para ações de manutenção.
A base está a sofrer diversos outros melhoramentos para ter capacidade de operação de meios aéreos dedicados à missão de combate aos incêndios rurais. Está a ser construído o novo edifício da ‘Esquadra 551 – Panteras’, a concluir em 2026, bem como um bairro residencial para os militares e respetivas famílias.

Em 2018, o Governo Português transferiu para a gestão da Força Aérea os meios próprios do Estado para a missão de combate a incêndios rurais. Paralelamente ao investimento em Maceda, foram assinados contratos de aquisição de nove helicópteros UH-60 Black Hawk – quatro dos quais já entregues – e dois aviões bombardeiros pesados DHC-515 Firefighter, vulgo Canadair, a serem entregues em 2029 e 2030.
De acordo com o CEMFA, estão a ser criadas “infraestruturas adequadas” para receber os meios aéreos necessários, tripulantes qualificados e técnicos de manutenção certificados.
Artigo relacionado
Base de Maceda prepara-se para acolher centro de operações de combate a fogos florestais
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online