Bairros Comerciais Digitais’: Aveiro, melhor candidatura do distrito, com apoios para mil estabelecimentos

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Praça da República, Aveiro.

Aveiro obteve “a melhor classificação” do distrito e décima melhor a nível nacional entre as 131 candidaturas ao programa ‘Bairros Comerciais Digitais’, que é dinamizado no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) de forma “a promover a digitalização da economia, quer pela adoção tecnológica dos operadores económicos, quer pela digitalização dos seus modelos de negócio”.

A proposta da autarquia aveirense, em parceria com a Associação Comercial e Empresarial do Distrito de Aveiro (ACA) e a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), irá beneficiar um milhar de estabelecimentos comerciais circunscritos à área prioritária de intervenção de Aveiro que está definida no Programa Estratégico de Reabilitação Urbana de Aveiro (PERU), com uma verba de investimento de 1,101 milhões de euros, dos quais 921.713 são financiados pelo PRR.

Os promotores do projeto ‘Bairro Comercial Digital de Aveiro’ destacam a necessidade de “implementar medidas revitalizadoras da atividade do tecido comercial local em função das suas necessidades, principais mais-valias e fragilidades, de reforço da aposta na digitalização e implementação de soluções tecnológicas que contribuam para um maior desenvolvimento da cidade”.

As medidas previstas

» Dotar os comerciantes aderentes de uma plataforma de vendas online, integrada numa solução de logística de entregas e de uma aplicação móvel de dinamização da comunidade de cidadãos com integração de serviços públicos municipais nas áreas de turismo, cultura, educação e mobilidade, tirando partido as infraestruturas de comunicação e sensorização do Aveiro Tech City Living Lab na interação com os cidadãos no espaço público.

» Será, também, implementada uma solução de integração de serviços municipais ao cidadão num único Cartão, que permitirá associar à plataforma de vendas uma massa crítica de cerca de 30.000 utilizadores de serviços municipais na área de educação, mobilidade, cultura, turismo entre outras áreas, os quais terão acesso direto e privilegiado aos produtos e serviços da plataforma de vendas online”;

» Medidas complementares de infraestruturação do Bairro ao nível de comunicações e sensorização na área de Wifi e estacionamento, bem como a colocação de écrans digitais informativos da oferta do Bairro em locais de destaque. Está igualmente prevista a criação de uma aplicação de realidade aumentada de forma a dar conhecer a história de alguns dos espaços comerciais da Cidade e, com isso, atrair a visita física a esses espaços.

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