Aveiro: Versão final do projeto do Rossio revelada “proximamente”

5957
Jardim do Rossio, Aveiro (Foto Pedro Cruz).
Dreamweb 728×90 – Video I

As empreitadas de dois dos projetos mais emblemáticos do atual mandato camarário estão em vias de ser lançadas a concurso público, revelou o presidente da autarquia ao responder a questões colocadas pelos deputados na Assembleia Municipal.

Crédito de foto – Pedro Cruz (Facebook)

O projeto da requalificação do jardim do Rossio, para criar uma praça ajardinada com estacionamento em cave, “está a ser ultimando e proximamente será conhecida a versão final para ser lançado o concurso”.

Confirma-se uma segunda ponte rodoviária no canal das Pirâmides, junto à eclusa, mas “não é para os hoteleiros”, explicou Ribau Esteves em resposta a António Neto, do Bloco de Esquerda.

Já uma intervenção de David Silva, do PCP, motivou esclarecimentos sobre as ruínas da igreja de São João. “Não tem embargo nenhum. O que vimos acontecer agora resultou de chegar o parecer do Ministério da Cultura, depois de ‘uma carrada de meses’, embora o nosso arqueólogo também demorou muito tempo a apresentar a proposta técnica para a proteção do achado”, adiantou o edil.

Decorreu já o tapamento dos achados com geotêxtil. As terras movimentadas irão para depósito, para eventuais novas prospeções. As ruínas ficam sem acesso e far-se-á uma limpeza na zona.

Encerrado o debate público em torno do projeto da Avenida Lourenço Peixinho

Quanto ao projeto da Avenida Lourenço Peixinho, “está quase pronto, decorrendo as notas finais”, pelo que a Câmara conta lançar a concurso público “muito proximamente”.

O edil deu por encerrada a participação pública: “há um momento em que acaba a discussão. No estudo prévio fazem-se todas as discussões, passado-se ao projeto de execução acabaram as discussões. O projeto, é um excelente projeto, tem de ser acabado para ser lançado o concurso”. Resposta para Fernando Nogueira (PS) para quem “os grandes assuntos ainda estão para discutir”.

O presidente da Câmara esclareceu que a requalificação da antiga EN 109 “não pode ter e nem vai ter em lado nenhuma ciclovia”, o que “seria um grave disparate.” Quanto à requalificação da Avenida 25 de Abril, “está a começar” o trabalho do projetista.

Da bancada do PSD foram deixadas questões sobre novos equipamentos desportivos. Ribau Esteves confirmou a localização do “triplo pavilhão” desportivo “ao lado do EMA” (estádio municipal, Taboeira). “Quando estiver a andar”, serão tomadas decisões relativamente à nova piscina, “ainda sem localização mas, eventualmente, também na envolvente” do estádio.

Publicidade, Serviços & Donativos