Aveiro: Troço municipalizado da EN-109 formalizado como ‘Avenida Europa’

4668
Antiga EN 109, Cacia, Aveiro.

A atribuição de topónimos decidida na última reunião de Câmara formalizou a passagem de designação da EN 109, que atravessa o concelho de Aveiro, a ‘Avenida Europa’, como anunciado em anteriores ocasiões pelo presidente da edilidade, Ribau Esteves, numa proposta do próprio.

Trata-se de uma competência municipal a denominação das ruas e praças das localidades e das povoações.

Após reunião da Comissão Municipal de Toponímia, órgão consultivo da Câmara, realizada no passado dia 10 de dezembro, o executivo municipal deliberou, “em conformidade com o parecer dado”, aprovar um conjunto de novas atribuições.

Entre as várias, a autarquia destaca a atribuição do topónimo de ‘Avenida Europa’ para a ex-EN 109, “um eixo de mobilidade estruturante que liga todo o município de norte a sul.”

“Sob o lema ‘mais Aveiro na Europa e mais Europa em Aveiro’, a atribuição de um topónimo único a esta via pretende simbolizar e homenagear o mais longo período de paz e de cooperação da história da Europa, que muito se deve ao papel que a solidariedade e a coesão desempenharam na construção e desenvolvimento da União Europeia”, refere uma nota de imprensa.

“Ao mesmo tempo esta nova avenida pretende reforçar as importantes virtudes do projeto Europeu, com os inúmeros benefícios que todos os dias os Portugueses e os Aveirenses em particular recebem, fruto de pertencermos à União, sendo parte da construção da nova Cidade de Aveiro alargada instituída pelo novo Plano Diretor Municipal (PDM)”.

D. António Francisco dos Santos, Pedro António Rebocho e Madre Inês Champalimaud Duff irão ser também homenageados em ruas a anunciar.

Novos topónimos aprovados:

Via Municipal
Avenida Europa (antiga EN 109)

Em arruamentos a definir
D. António Francisco dos Santos
Pedro António Rebocho
Madre Inês Champalimaud Duff

Cacia
Travessa de Santo António (artéria sem saída que se inicia na Rua de Santo António);
Beco da Rua Amadeu do Vale.

Esgueira
Santa Eufémia (rua sem saída com início na Rua Cabo Luís)

Glória e Vera Cruz
25 de janeiro (rua sem nome com início e fim na Avenida Dr. Francisco Vale Guimarães)
4.ª Companhia de Caçadores Especiais (revogação da Travessa da Rua Castro Matoso);
José Neves Amado (arruamento entre a Alameda Silva Rocha e a Rua D. António José Cordeiro).

Oliveirinha
Largo do Cruzeiro da Feira.

São Bernardo
18 de janeiro (novo arruamento)

Publicidade, Serviços & Donativos