A Universidade de Aveiro vai acolher as comemorações do Dia Internacional do Desporto Universitário, a 23 de setembro, que terão, uma vez mais, um “cariz inclusivo” nas atividades programadas.
A organização a cargo da Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) inclui entre as modalidades provas de vela adaptada, basquetebol em cadeira de rodas, boccia e goalBall.
Promulgado pela UNESCO, em 2015, o Dia Internacional do Desporto Universitário celebra-se anualmente “com o objetivo de realçar a importância do desporto nas universidades e o papel social das universidades na consolidação da educação desportiva ao serviço da sociedade.”
O dia ficará marcado, também, pela inauguração de um mural comemorativo, de “homenagem ao Desporto Universitário Nacional”, na Casa do Estudante-Atleta em Aveiro.
A FADU registou um novo recorde no número de clubes e estudantes-atletas. No ano letivo transato, mais de 10 mil agentes desportivos filiados, dos quais cerca de 9100 estudantes-atletas, e 116 clubes disputaram os vários campeonatos nacionais.
Depois de realizar a sua melhor prestação em Jogos Mundiais Universitários com a conquista de sete medalhas em Chengdu, China, o desporto universitário alcança um novo máximo e pela primeira vez vai ultrapassar os 9 mil estudantes-atletas, dos quais mais de 3000 são mulheres.
Discurso direto
“Um dos motes da FADU é a igualdade no desporto, pois o desporto deve ser para todos. Por isso, à semelhança de anos anteriores, vamos dedicar as comemorações do DIDU ao desporto adaptado, e convidamos todos os estudantes, com ou sem deficiências, para participarem neste dia e perceberem que todos temos capacidades” – Ricardo Nora (FADU).
Artigo relacionado
‘Nave polidesportiva’ da UA adjudicada por quase 9 milhões de euros
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.