Nos próximos dias terá início da empreitada de reabilitação dos muros do canal dos Botirões, estando já em curso no terreno alguns trabalhos preparatórios, anunciou hoje a Câmara de Aveiro.
Um novo investimento de aproximadamente 277 mil euros com um prazo de execução de cinco meses.
“Esta é mais uma obra de qualificação dos canais urbanos da Ria e da cidade de Aveiro realizada pela Câmara, após a pintura dos muros e a reabilitação das pontes pedonais, da construção da nova ponte de São João, da construção da nova eclusa/comporta do canal do Paraíso (em conclusão), seguindo-se a reabilitação da denominada ponte do Laço (obra já adjudicada) e a qualificação da eclusa do canal das Pirâmides (obra a iniciar)”, explica a autarquia.
A Câmara anunciou também que avançou com a empreitada de demolição dos antigos armazéns situados junto do Hospital Infante D. Pedro e Escola João Afonso de Aveiro. Uma intervenção de 154 mil e prazo de execução de 180 dias.
“Com esta operação de demolição está a ser promovida a limpeza do espaço (de onde foram já retiradas várias dezenas de toneladas de resíduos e de telhas com amianto), e onde vai ser construído, com estatuto provisório, um novo parque de estacionamento”, explica a Câmara.
Este terreno e o terreno ainda ocupado pelo Estádio Mário Duarte, vão ser utilizados para a ampliação do Hospital Infante D. Pedro, com construção de edifícios para a consulta externa e para o Centro Académico Clínico, dando cumprimento à execução do memorando “Mais Conhecimento Melhor Saúde em Aveiro” (entre a Universidade de Aveiro, a Câmara Municipal de Aveiro e o Centro Hospitalar do Baixo Vouga, com o envolvimento também da Universidade Nova de Lisboa e da Administração Regional de Saúde do Centro), assim como ao protocolo de cooperação entre a Câmara Municipal e o Sport Clube Beira-Mar.
A ampliação e qualificação do Hospital Infante D. Pedro com Centro Académico Clínico visa cumprir uma aposta no fomento do empreendedorismo e da inovação nas áreas das ciências médicas, da saúde e da investigação, melhorando os serviços de saúde e consequentemente a qualidade de vida da população.
Por último, a Câmara informa que está em curso a empreitada de melhoramento de um dos circuitos pedonais existentes na envolvente ao Estádio Municipal de Aveiro, retirando todo o deck existente que se encontrava em avançado estado de degradação, substituindo por lajetas de betão, uma solução idêntica ao existente noutros espaços do recinto.
Segundo a edilidade, a intervenção representa um investimento de aproximadamente 40 mil euros, com duração prevista de um mês.