A obra da nova estrada dique sofreu um revés inesperado quando já se davam os retoques finais. No entanto, não estará posta em causa a inauguração, prevista para acontecer nos próximos dias, mas ainda sem data definitiva.
A agora chamada Rua do Sal, junto ao canal principal, que liga o ecomuseu da Troncalhada à zona dos pavilhões náuticos, teve de receber uma reparação inesperada, que ainda decorria na tarde desta quarta-feira.
Uma extensão com cerca de dez metros do talude em pedra criado para elevar a margem do lado da ria, e que ajuda a suportar a via, foi ‘engolido’ pelas águas e provocou rachas na zona pedonal contígua ao novo muro.
Os primeiros relatos chegaram de populares que passaram de manhã cedo pela estrada, antes mesmo da chegada dos trabalhadores.
O talude enrocado desaparecido e a fissura causaram surpresa, como verificaram, também, rapidamente, os responsáveis pela obra em curso. Depois de avaliado o problema, optou-se por reconstruir a proteção.
A meio da tarde, continuava a ser despejada pedra no local afectado pelo aluimento, que chegava transportada em camião.
A Câmara, num curto esclarecimento através da assessoria de imprensa, adiantou apenas que tratou-se de “uma situação inopinada” ocorrida na terça-feira, “mas que já está percebida e a ser alvo de intervenção”.
Acrescentou que será divulgada uma nota com mais informação quando confirmada a data da inauguração e a abertura da estrada dique, “o que vai acontecer nos próximos um ou dois dias”.
Uma dúvida depois desta obra de urgência prende-se com o eventual risco do talude voltar a ‘ceder’, atendendo às correntes fortes do canal e aos lodos da Ria.
Será necessário, porventura, também, avaliar o que sucedeu às pedras arrastadas para o canal e se podem estar em local que venham a tornar-se risco para a navegação.
Artigo relacionado
‘Estrada dique’ junto ao salgado de Aveiro adjudicada por 1,8 milhões de euros
Publicidade, Serviços & Donativos
Para conhecer e ativar campanhas em NoticiasdeAveiro.pt, assim como conhecer / requisitar outros serviços e fazer donativos, utilize a nossa plataforma online.