Aveiro: Reabilitação de residências universitárias com preço base de 5,2 milhões de euros

1605
Universidade de Aveiro (campus).
Dreamweb 728×90 – Video I

A Universidade de Aveiro (UA) tem a decorrer um concurso público para a empreitada de reabilitação em edifícios das residências de estudantes do Campus de Santiago.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O valor do preço base do procedimento é de 5,2 milhões de euros, tendo um prazo de execução de 640 dias.

As obras, que têm cobertura orçamental com fundos públicos, contemplam frações em 14 edifícios de vários blocos residenciais.

A instituição de ensino superior está empenhada em colmatar as carências evidenciadas local com o intuito de reforçar o apoio aos seus estudantes, contando, para tanto, com apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Entretanto, a UA procedeu a uma extensão de encargos referentes ao procedimento de contratação pública para construção de residências de estudantes no Campus do Crasto e no terreno de um antigo armazém da ‘Quimigal’ que fica localizado junto à estação ferroviária.

A execução dos contratos em causa decorrerá, previsivelmente, no decurso dos anos de 2024, 2025 e 2026 (669 dias). A UA pretende “iniciar imediatamente” os procedimentos pré-contratuais, nomeadamente para aquisição de serviços de fiscalização, coordenação de segurança e saúde em obra, entre outras tarefas obrigatórias relacionadas com as empreitadas de construção.

O encargo base do procedimento nos anos em causa ascende a 545.000 euros, tornando-se necessário proceder à abertura de concurso público. Assim, em 2024 ficará disponível uma verba de 136.250 euros a que acresce e no próximo ano 327.000 euros. Para 2026, ficará a restante quantia (81.750 euros).

Números do plano de construção e requalificação

» Investimento global de 12,5 milhões de euros para construir sete novas residências universitárias (cinco das quais no campos de Santiago) com capacidade para 320 camas, obras incluídas no Programa Alojamento Estudantil a Custos Acessíveis, no âmbito do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR);

» Projetada a construção de mais duas residências — uma junto à estação da CP, num antigo armazém da Quimigal, e outra em Oliveira de Azeméis;

» Obras de reabilitação nas residências existentes, de uma forma faseada;

» O objetivo é disponibilizar mais 429 camas, a que se juntam as cerca de 1.000 já existentes.

Artigo relacionado

UA adjudicou as primeiras novas residências de estudantes

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.