Estão em curso os trabalhos de qualificação ambiental da linha de água da Forca, também conhecida como Ribeira de Vilar. Um investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de 19.680€, em execução pela empresa Consjardim S.A. e que vai aumentar a qualidade de fruição da natureza para animais e pessoas, neste ponto da Cidade.
A recuperação desta zona está a ser realizada em duas fases distintas, com um primeiro momento de corte e remoção de verdes nas margens do canal e um segundo momento de limpeza manual e profunda do leito, com a remoção dos caules que provocam o crescimento exacerbado de vegetação.
Está também prevista a colocação de uma tela antirraízes, produzida à base de fibra de coco, que vai limitar o crescimento destes caules.
O planeamento e execução desta complexa obra de qualificação ambiental atende também à necessidade de proteção da fauna ali existente, nomeadamente dos patos bravos que têm neste leito o seu habitat natural.
A ponte pedonal existente, que propicia a travessia desta linha de água, dado o seu elevado grau de degradação, vai ser substituída por uma nova ponte, que se prevê que esteja instalada até ao final do mês de setembro.
Qualificação da Praceta e da Rua Cerâmica do Vouga
A Câmara Municipal de Aveiro realizou através de administração direta (Serviços Urbanos) a qualificação da Praceta e da Rua Cerâmica do Vouga, num investimento global de 19.262,32€.
Com o objetivo de trazer mais segurança para peões e condutores, esta intervenção permitiu organizar e regular devidamente o estacionamento, o trânsito e o espaço pedonal deste local.
Prossegue assim a opção política prioritária de reabilitação das estradas municipais, num investimento total de mais de 15 milhões de euros, de acordo com o relatório de Conservação de Estadas realizado em abril de 2014.
Município de Aveiro