Apesar das duas demissões que se afiguravam inevitáveis no PSD local, entre as quais a do até agora líder, que sai em desacordo com o método da nacional do partido, Luís Souto deverá contar com apoio da concelhia, logo que recomposta. O processo está nas mãos do presidente da Assembleia, Ribau Esteves, que ainda não se pronunciou sobre os desenvolvimentos recentes do processo autárquico.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Artigo relacionado
Escolha de Luís Souto provoca demissões no PSD de Aveiro
Fonte conhecedora esclareceu esta manhã que Simão Santana afasta-se da presidência devido à forma como o processo interno de escolha do cabeça-de-lista foi gerido a partir da nacional (estava avocado por Luís Montenegro, presidente do partido). Mas “em nenhum momento alguma questão foi colocada em relação ao candidato”, apesar de ter sido imposto pela nacional, apanhando a liderança concelhia desprevenida e sem tempo de reação.
Rogério Carlos, vogal da concelhia, e vice-presidente da Câmara, também apresentou a demissão. Era um dos nomes preferidos de Ribau Esteves para a candidatura nas próximas autárquicas à presidência do município. Com esta decisão, à semelhança de Simão Santana, que é adjunto do presidente da Câmara, não será previsível que estejam disponíveis para entrar nas ‘contas’ de Luís Souto na formação de listas de candidatos.
O cabeça-de-lista designado pela nacional tem na concelhia pelo menos um apoiante firme: Firmino Ferreira, vice-presidente da concelhia, e presidente da Junta de Oliveirinha, a cumprir o último mandato seguido possível por lei, tem estado sempre com Luís Montenegro.
Pelo menos, por agora, não há outras baixas que poderiam abalar mais a ‘máquina’ do PSD para colocar em marcha a campanha de Luís Souto. Nelson, presidente da Junta de Cacia, ou Ângela Almeida, presidente da Junta de Esgueira, atualmente também deputada, podem, a continuar em funções partidárias, ser também importantes na estrutura que rodeará o candidato à Câmara.
Luís Souto, de quem se aguardam declarações sobre os desenvolvimentos ao nível da concelhia, fez as primeiras declarações mais alargadas como candidato à Rádio Universidade de Aveiro, ligada à instituição onde é técnico superior, docente e investigador.
Artigo relacionado
Autárquicas 2025: Luís Souto de Miranda promete “inovação”, mas sem rutura com o passado
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.