A assembleia de freguesia de Aradas reuniu na sua sessão ordinária de junho , ontem, dia 2 de julho. Convocada para o dia 28 de junho, não pode decorrer nessa data por não ter sido cumprido o ponto 2 do artigo 53º da Lei nº 75/2013, de 12 de setembro.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A documentação de suporte à ordem do dia não foi entregue aos elementos da assembleia de freguesia com a antecedência mínima de dois dias úteis. Devido a problemas informáticos, ocorreu um atraso relativamente ao qual a bancada do Partido Socialista não foi tolerante. Em linha com o habitual cumprimento rigoroso, por parte da Junta de Freguesia, da antecedência mínima prevista na Lei para o envio da documentação. Sejam 30 ou 300 páginas. O Partido Socialista entende que a legalidade deverá ser observada em quaisquer circunstâncias.
A Ordem de Trabalhos da sessão incluiu a aprovação de 2 atas de reuniões ocorridas há mais de um ano. Este hiato de tempo entre as sessões e a apresentação das atas é revelador do funcionamento dos serviços administrativos .
O ponto 3 da Ordem de Trabalhos levou à reunião uma proposta de deliberação referente a Procedimento de Delimitação Administrativa da freguesia de Aradas. Embora seja referido na proposta apresentada que o processo foi tratado ao longo de dois anos com a Câmara Municipal e com as demais Juntas de Freguesia envolvidas, os membros da Assembleia de Freguesia não o foram assim como os fregueses de Aradas.
Analisada globalmente, a delimitação administrativa entre as freguesias do Município de Aveiro carece de reorganização. O Partido Socialista concorda com a mesma. Pese embora os fregueses não tenham sido auscultados nem a oposição envolvida na tomada de decisão.
Efetuada uma análise casuística, e no caso da freguesia de Aradas, não pode o PS concordar com a delimitação administrativa agora aprovada em sede de assembleia de freguesia. Aradas perde fregueses. Aradas perde eleitores. Aradas perde território. O que ganha Aradas com esta nova delimitação administrativa?
Os eleitos do Partido Socialista entendem terem sido eleitos para defender a freguesia e os fregueses de Aradas. É isso que farão até ao fim do mandato.
Comissão Política Concelhia do Partido Socialista
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.