O Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa e o Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Gouveia e Melo são convidados do presidente da Câmara de Aveiro para a ‘sessão protocolar’ Capital Portuguesa da Cultura (CPC), a realizar esta sexta-feira, a partir das 17:00.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Segundo um comunicado municipal, a receção, que é limitada a convidados, “marca o momento de apresentação formal” da CPC, decorrendo “no dia em que se celebra a primeira referência a Aveiro num documento oficial: o testamento de Mumadona Dias, condessa do Condado Portucalense, datado de 959.”
“O testamento, confiado à Torre Tombo e raramente exibido”, figura entre os elementos da exposição ‘SAL de Aveiro, SAL do Mundo’, que ficará patente no Museu da Cidade. A mostra, a inaugurar no âmbito da sessão protocolo, “contempla vários objetos raros e documentos inéditos, que instituem, asseveram e ilustram Portugal enquanto território com forte ligação ao sal. Seguir-se-á no Teatro Aveirense um concerto de guitarra portuguesa com Marta Pereira da Costa, às 18:00.
“Sob o lema ‘O ano como palco. Um cenário infinito’, Aveiro apresenta, em 2024, o melhor que se faz na área cultural, com o objetivo de aprofundar a relação da cultura com o desenvolvimento de Aveiro e de Portugal”, remata a nota de imprensa.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.