Aveiro: Ponto de situação das obras na Rua Mário Sacramento e do Rossio

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Foto MUBi.
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A Câmara de Aveiro anunciou hoje que “estão em curso os trabalhos preparatórios para o início da obra de requalificação da Rua Dr. Mário Sacramento”. Na zona do Rossio, a obra em curso avança para uma nova fase a 15 de junho.

A melhoria da Rua Dr. Mário Sacramento é uma empreitada de aproximadamente 1 milhão de euros, “potenciando o aparecimento de novas dinâmicas e vivências.”

Além da qualificação do arruamento, a obra permtiriá um arranjo para aumentar a dimensão dos passeios e reduzir largura das vias, assim como a reorganização das zonas de estacionamento.

A rua passará a ter uma pista ciclável (que ligará ao trajeto entre a Universidade de Aveiro e a Estação de Comboios) e, ainda, o reforço das infraestruturas de iluminação e de drenagem de águas pluviais.

A obra vai ter início pelas bolsas de estacionamento mais próximas da rotunda do Glicínias, “sem relevante impacto para a circulação”.

A autarquia informa, igualmente, que a 15 de junho arranca uma nova fase da obra de requalificação do Rossio e da Praça General Humberto Delgado (rotunda das Pontes).

Prosseguirá a intervenção para requalificação da Rua João Mendonça (entre a Rua Trindade Coelho e a Praça Joaquim Melo Freitas), o que acontecerá “com devida compatibilização com a dinâmica e a vida comercial e turística existente no local”.

Assim, manter-se-ão os acessos pedonais aos diversos espaços e atividades, bem como a passagem de veículos de emergência, caso necessário, e das viaturas afetas à obra.

Com a nova frente da obra torna-se necessário reposicionar também a zona de paragem dos tuk-tuk, deslocalizando-os para a bolsa de paragem de autocarros na Rua Clube dos Galitos (junto à Escola de Línguas).

O novo espaço público qualificado, “com mais espaço pedonal, menos espaço para o automóvel e com ciclovia dedicada”, vai dar continuidade à solução já construída na Rua João Afonso de Aveiro, Rua do Lavadouro e Rua Dr. Barbosa de Magalhães, “onde será também feito o reposicionamento da vedação de obra maximizando desde já a zona pedonal disponibilizada ao peão e onde poderão ser novamente montadas esplanadas (num processo que está a ser gerido diretamente com cada comerciante).”

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