É hoje inaugurado o Centro Funerário de Aveiro, um edifício construído de raiz que está localizado na Rua Aires Barbosa, junto ao Cemitério Sul de Aveiro.
A exploração do crematório (o segundo do distrito, existe um S. João da Madeira) e serviços associados foi concessionada à Servilusa – Agências Funerárias por 30 anos.
A multinacional assumiu, ainda, os custos de projeto, num investimento que rondou 1 milhão de euros.
Além de construir o equipamento, a empresa irá pagar uma renda anual de 14.000 euros, a iniciar no terceiro ano de contrato.
O Centro Funerário está dotado de crematório e duas salas de velório, com possibilidade de alargamento futuro com mais uma sala. No exterior, como é habitual no modelo de crematórios Servilusa, vai ser construído um ‘Jardim da Memória’, um espaço ajardinado e equipado para deposição de cinzas das cremações.
O projeto de Aveiro prevê uma estimativa inicial de 670 cremações, com mais de 300 ocupações das salas de velório, para o primeiro ano de operações.
Artigos relacionados
Autarca de Aveiro quer acabar com culto aos mortos nas igrejas geminadas
Servilusa investe mais de um milhão de euros na construção do crematório de Aveiro
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.