O município de Aveiro irá participar no fundo de cooperação transnacional promovido pela rede Culture Next, um grupo que reúne atuais e antigas cidades candidatas a Capital Europeia da Cultura.
A cidade dos canais, candidata a Capital Europeia da Cultura de 2027, acolheu em outubro de 2018 a terceira reunião dos parceiros.
“A criação do fundo visa a promoção da inovação cultural e social, sendo criado através de uma comparticipação anual das cidades aderentes”, explica a Câmara de Aveiro.
O valor desta primeira fase é de 2.000 euros, correspondente à fase piloto do projeto.
O fundo funcionará através de editais e convites para a apresentação de projetos, estando a unidade técnica centralizada no Centro Cultural de Cluj, na Roménia.
“Com esta iniciativa, dá-se mais um passo nos objetivos da Câmara e da Culture Next, procurando um reconhecimento mais amplo da cultura como fator de desenvolvimento sustentável e estender os quadros de cooperação cultural à escala europeia”, refere o comunicado.
O fundo permitirá ainda aos artistas locais uma participação mais ampla no tecido cultural europeu, podendo contar com um veículo de apoio e uma rede de difusão para os seus projetos.
Aveiro deseja no âmbito da rede avançar com “políticas e programas de desenvolvimento urbano orientados para a cultura, tendo por base as experiências, processos participativos e colaborações estabelecidas durante a preparação para a candidatura a Capital Europeia da Cultura 2027.”