Com o trânsito encerrado e animação em vários locais para dar o tom de festa à inauguração, a renovada Avenida Lourenço Peixinho encheu-se de povo este sábado.
Antes de descerrar a placa que assinala a nova vida da mais emblemática artéria citadina, o momento foi, sobretudo, de múltiplos agradecimentos por parte do presidente da Câmara, afirmando sentir uma “enorme felicidade” com o resultado final da obra. Fez, de resto, um “balanço muito positivo” da “revolução” que trouxe, garantiu, “ganhos muito relevantes”.
“A perfeição não existe”, ressalvou o edil, ainda para mais tratando-se de uma obra “muito complicada e que teve muito sofrimento” durante a sua execução, quer para os obreiros envolvidos, quer para os inquilinos da avenida (utentes, comércio, serviços, restauração, moradores, etc.). “No final, vemos que está muito melhor, é uma obra boa, excelente”, arriscou mesmo Ribau Esteves.
Artigo relacionado
Aveiro: Avenida Lourenço Peixinho sem separador central e com vias estreitas para alargar passeios
O presidente relembrou o consenso geral em torno do projeto escolhido e executado em três anos pela Câmara atual, após três falsas partidas de anteriores elencos. “Muitos poucos não concordaram, é a democracia”, comentou.
Atento ao envolvimento comunitário, o autarca deixou o compromisso da autarquia reservar, em outras ocasiões, a avenida para “conviver”, usando-a como ‘palco’ de animação cultural ou recreativa.
A reabilitação da Avenida Lourenço Peixinho implicou um investimento de 4,5 milhões de euros (3,5 milhões dos quais comparticipados por fundos comunitários), apresentando-se notoriamente com mais espaço para peões, apoios vários (mobiliário, WC, recolha de resíduos) e uma nova mancha de arvoredo (o dobro dos exemplares anteriores).
A noite do dia da inauguração ficará marcada por um espetáculo de videomapping (imagens projetadas no edificado).
Artigos relacionados
Artigos sobre a requalificação da Avenida Lourenço Peixinho
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.