A GNR apreendeu ontem mais de 600 quilos de pescado fresco de diversas espécies por ‘fuga à lota’e incumprimento das medidas mínimas durante uma fiscalização realizada na Gafanha da Nazaré, no concelho de Ílhavo.
Ao verificar as atividades de pesca e controlo do cumprimento das normas que regem a descarga e o transporte de pescado fresco, os militares da Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro abordaram três viaturas no porto de pesca costeira que transportavam o pescado sem qualquer documentação.
“No decorrer das diligências policiais detetou-se ainda que parte do pescado não cumpria com a medida mínima estipulada por lei para ser comercializado, nomeadamente as espécies lula-vulgar (Loligo vulgaris) e pescada-branca (Merluccius merluccius), tendo sido apreendidos mais de 600 quilos de pescado com um valor estimado de 5.378 euros”, refere um comunicado.
Segundo a GNR, foram identificados dois homens, de 41 e 65 anos, e a empresa proprietária da embarcação, tendo sido elaborado três autos de contraordenação, cujas infrações podem atingir um valor máximo de 44.891 euros.
O pescado imaturo apreendido, adianta a Guarda, depois de submetido a verificação higiossanitária, foi entregue a seis instituições de solidariedade social.
O restante pescado apreendido, por não ter sido sujeito ao primeiro regime de venda, será entregue em lota.