Os serviços municipais recolheram esta manhã a peça superior do velho chafariz da ‘praça do peixe’ que foi alvo de vandalismo, durante a noite.
A Câmara aveirense fez seguir, também, para a PSP, uma queixa contra desconhecidos pelos danos causados na madrugada de ontem.
Num vídeo partilhado pelas redes sociais, veem-se três jovens em clima de festa a ‘tomar de assalto’ o emblemático chafariz, há muito já desativado da sua função de fazer circular água.
Um deles alcançou mesmo o topo e bateu palmas durante alguns segundos. Na descida, devido ao peso exercido ao pendurar-se pelos braços, a estrutura cedeu, quebrando pelo suporte.
O indivíduo caiu de costas, desamparado, na primeira bacia circular, arrastando a urna com grinaldas de flores desenhadas que tombou, quebrando-se no chão, felizmente sem atingir ninguém.
A vítima, de 20 anos, foi assistida pelos Bombeiros Novos e seguiu para as urgências hospitalares com ferimentos de média gravidade que obrigaram a internamento.
O chafariz da praça foi construído em 1876 em pedra de Ança. Por baixo da grande bacia circular, encontram-se esculpidas em alto relevo as armas de Aveiro.
É intenção da Câmara de Aveiro repor a peça logo que for restaurada.
PSP identificou jovem que provocou os danos
Entretanto, a PSP informou durante a tarde que procedeu à identificação do jovem, cidadão português, por suspeita de ter provocado danos no fontanário situado em frente ao edifício do ‘mercado do peixe’.
“A ocorrência ter-se-á dado ontem, pelas 04:00, quando, supostamente, o jovem subiu à parte mais alta do fontanário, tendo acabado por cair para o solo, derrubando parte da sua estrutura”, refere o comunicado policial.
O jovem foi transportado para o hospital de Aveiro, após chamada telefónica efetuada por um outro cidadão a solicitar uma ambulância, tendo ficado internado.
A PSP adianta que “não foi solicitada a comparecer no local, no dia e hora da ocorrência”. Não obstante, mal informada, via mensagem de Facebook, sobre o sucedido,” efetuou diligências imediatas, no sentido de identificar o autor dos danos e de obter toda a informação respeitante aos factos, dando conhecimento da ocorrência à autoridade judiciária”.
“A investigação do sucedido está a ser desenvolvida por esta polícia”, conclui o comunicado.
(noticia corrigida na data do jovem e dia da ocorrência)
Artigo relacionado
Aveiro: Queixas levam a fiscalizar ruído de bares em zonas residenciais da Beira Mar
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.