Aveiro: Inaugurada a renovada USF de Oliveirinha

1470
Inauguração da USF de Oliveirinha, Aveiro.

A Câmara de Aveiro inaugurou, este sábado, com a presença de Rosa Maria Marques, presidente da Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC), as obras de requalificação da Unidade de Saúde de Oliveirinha (USF), um investimento de aproximadamente 300.000 euros que foi cofinanciado por Fundos Comunitários no valor de 91.000 euros.

A intervenção permitiu “melhorar muito as instalações, adequando-as às necessidades de prestação de cuidados de saúde primários, melhorando as condições térmicas e de ventilação do edifício assim como a funcionalidade de alguns dos compartimentos existentes.”

A deslocação a Oliveirinha, enquandrada nas diversas ações pelas freguesias que estão a ser realizadas no âmbito do Dia do Município, a assinalar a 12 de maio, serviu também para a inauguração do Parque Intergeracional da Costa do Valado, que resultou de um investimento da Junta de Freguesia de Oliveirinha de 40.000 euros comparticipado com 30.000 euros pela Câmara no âmbito da delegação de competências.

A Câmara aproveitou também para a apresentação do projeto da Casa Mortuária de Oliveirinha, um edifício a localizar junto à entrada principal do cemitério com custo estimado de 150.000 euros devendo ser lançado a concurso público no verão.

Mais obras e projetos em curso

» Rua Direita da Costa do Valado no troço compreendido entre a Rua das Paradas e a Estrada Nacional 235. Início no mês de junho, representando um investimento de 251.856 euros.
Com uma extensão de 1,4 km, o projeto prevê a repavimentação total do arruamento, a construção de novos passeios, garantindo a ligação do troço em pelo menos um dos lados da via e a requalificação das redes de gás e de drenagem de águas pluviais. Serão também executadas novas gares de estacionamento e reajustada uma das paragens de autocarros do traçado.
A empreitada vai tratar também da envolvente à Igreja da Costa do Valado, com a substituição do pavimento existente de cubos de granito por calçada à portuguesa em vidraço de calcário, ficando ao mesmo nível do largo existente e passeios vizinhos. A envolvente à Capela de São Bento, incluindo o arruamento à sua frente, será pavimentada com blocos retangulares de betão;

» Teve início, na passada quarta-feira, a obra de remoção do fibrocimento na Escola EB 2,3 de Oliveirinha, uma obra muito importante para a garantia da segurança e saúde das Comunidades Escolares e que tem enquadramento num concurso do CENTRO 2020 que financia a 100% estas ações de qualificação. Esta empreitada inclui também a remoção de fibrocimento nos edifícios escolares da EB 2,3 de Aradas, Eixo e Cacia e representa um investimento de aproximadamente 600.000 euros;

» Recuperação de habitações sociais nas Urbanizações de Quintãs para revestimento das paredes, tetos e pavimentos, janelas e portas, redes de esgotos, eletricidade e rede de distribuição de água, conferindo condições de habitabilidade a fogos que tinham perdido essas capacidades.

Publicidade, Serviços & Donativos