Aveiro: Galeria municipal vai entrar em obras

247
Galeria Morgados da Pedricosa, Aveiro.

A Câmara de Aveiro aprovou, na sua reunião de executivo realizada esta segunda-feira, a adjudicação da obra de requalificação da Casa Morgados da Pedricosa, onde funciona a galeria municipal.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A intervenção no edifício histórico na Avenida de Santa Joana vai custar 651.936 euros, tendo um prazo de execução de 180 dias.

O projeto prevê trabalhos de manutenção, mantendo as suas características de espaço habitacional e de serviços ao nível do primeiro piso e de exposições existente e em funcionamento ao nível do rés-do-chão, “mas com otimização das suas funcionalidades e melhoria das condições de acessibilidade”.

Ao nível do piso do sótão, “o objetivo é anular os espaços habitacionais (cozinha e instalação sanitária) e fazer uma operação sobretudo de conservação, deixando os espaços para arrumações”.

A empreitada inclui “uma intervenção mais profunda na cobertura e no sistema de drenagem de águas pluviais, para reduzir os problemas de infiltrações neste piso e deste para os pisos inferiores”:

O projeto prevê, ainda, uma operação de conservação ao nível das fachadas, que incluirá o tratamento da pedra calcária e a remoção do cimento.

Zona histórica

O edifício encontra-se integrado na frente que faz conjunto com o Museu de Aveiro / Santa Joana instalado no Convento de Jesus da Ordem Dominicana feminina fundado em 1458, apresentando vários estilos arquitetónicos representativos de quatro séculos. Este conjunto integra ainda a Sé de Aveiro, sendo por isso importante que o edifício mantenha o máximo das suas características originais, respeitando a sua história.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.