Aveiro: Final de ano traz fim das obras no Rossio e entrada em operação do ferry

3636
Canal central, Aveiro (Foto partilhada por Etelvina Almeida no Facebook).

A Câmara de Aveiro vai ter de concluir até ao final de 2023 o renovado jardim-praça do Rossio e colocar em funcionamento comercial o ferry elétrico por força das obrigações contratuais no âmbito dos programas que asseguraram financiamentos europeus.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Informação transmitida pelo presidente do executivo durante a reunião público do executivo, esta quinta-feira à tarde.

A execução das “de duas grandes operações em desenvolvimento” que têm aprovados apoios do Portugal 2020 termina, formalmente, a 31 de dezembro, pelo que a conclusão das mesmas tem de ser feita dentro daquele prazo limite, com todas as exigências contratuais satisfeitas em termos de despesas, de forma a garantir os financiamentos.

Artigo relacionado

Aveiro / Rossio: Cave de estacionamento de “altíssima qualidade” recebeu os primeiros visitantes

A empreitada do Rossio e o ferry “estão a correr bem, dentro das suas dinâmicas próprias”, disse Ribau Esteves, acreditando que “corram bem, embora apertadinhas no tempo”.

O ferry construído para transporte fluvial de viaturas e passageiros iniciou esta quarta-feira “testes em cenário real e a formação das tripulações”. Ao mesmo tempo, decorrem as certificações necessárias dos sistemas de carregamento / ligação à rede elétrica, algo “ainda mais complexo” do que já era “porque o país não tem experiência nisto.”

Artigo relacionado

Ferry elétrico “é aposta em São Jacinto, no ambiente e no turismo”

“Mantemos trabalho intenso nas duas operações para tudo estar pronto durante este mês”, referiu o edil. Assim, já será possível “viver a festa da passagem de ano” que coincide com o arranque do programa ‘Aveiro Capital Portuguesa da Cultura’ com utilização do Rossio”, embora ainda esteja por decidir se irá ser feita antes do dia 31 a inauguração desta obra onde “a única questão com delicadezas”, explicou Ribau Esteves, “tem a ver com energias e os Postos de Transformação (PT). Quanto ao ferry, a Câmara conta organizar “uma festa algures na véspera da entrada em funcionamento”.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.