A Câmara de Aveiro aprovou na sua reunião de executivo privada, realizada esta quinta-feira, a proposta de reorganização do estacionamento pago, que inclui um novo tarifário, com entrada em vigor a 1 de março.
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Segundo um comunicado, além da atualização do tarifário, que se mantinha constante desde 2015, irão ser feitos oito ajustamentos ao zonamento existente, “com principal destaque para a eliminação da zona A1, o crescimento da zona de moradores e a eliminação progressiva dos parques de longa duração.”
“As alterações correspondem a um aumento do tarifário de cerca de 50% e visam promover uma maior rotatividade na utilização dos lugares de estacionamento pago, o incentivo à utilização dos parques de estacionamento periféricos e de utilização gratuita, assim como dos transportes públicos”, explica a Câmara.
Será mantido o modelo linear de cobrança, mas com o custo a passar de 0,80€ / hora, para 1,20€ / hora nas zonas A. O mesmo aplica-se nas zonas B, onde a hora, que até agora custava 0,30€, passará a custar 0,60€, com a distinção de atingir um valor máximo 3,00€ a partir das 5 horas de estacionamento.
O tarifário dos parques de longa duração mantém a tarifa única passando para 1,50€ / dia, em vez do atual 1,00€ / dia. Os avisos passam para a quantia de 13,20€, tendo também um aumento de 50%.
Estacionamento do Rossio com tarifa especial noturna para moradores
Quanto ao novo parque de estacionamento do Rossio, que será ativado a 1 de fevereiro, ficou definida uma tarifa especial de pernoita para os moradores dos arruamentos da sua envolvente próxima, “que irão pagar apenas 1,00€ / noite para estacionar o seu carro, no horário definido entre as 20h00 e as 08h00.”
O tarifário da cave, que estará aberta 24 horas, vai ser de 1,20€ / hora para utilização do público em geral.
Criação do Conselho Consultivo de Mobilidade e Transportes
A Câmara decidiu proceder à criação do Conselho Consultivo de Mobilidade e Transportes, que será alvo de uma deliberação específica numa das próximas reuniões. Um orgão para “aumentar a interação entre as entidades gestoras da área da mobilidade e dos transportes”, terminada a fase das obras “mais profundas e extensas” de qualificação urbana, “assim como de ativação do novo operador de transportes públicos intermunicipais, Busway”.
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