O presidente da Câmara assinalou o segundo ano do atual mandato, sexto da maioria em funções, com uma visita pelo concelho para fazer o ponto de situação de obras municipais.
“Fazemos um balanço muito positivo, com um balanceamento para o que se vai fazer na segunda metade, para onde transitamos agora”, referiu Ribau Esteves na conferência de imprensa posterior ao périplo, que decorreu no centro cultural de Esgueira,
O edil eleito pela coligação PSD-CDS salientou as “duas grandes reformas”, organizacional e financeira, bem como “a reforma total do planeamento”, com a aprovação do Plano Diretor Municipal (PDM), a nova Carta Educativa e o Plano Estratégico para a Cultura
O “aumento muito relevante da capacidade de investimento” foi também destacada no ponto de situação de obras, projetos e concursos.
A Câmara, segundo garantiu Ribau Esteves, alcança aos seis anos da atual maioria, “uma performance já com nível de qualidade elevado”.
Ao nível financeiro, com o envolvimento da assistência do Fundo de Apoio Municipal (FAM), o executivo assegura que “racionalizou a despesa, otimizou, aumentando, a receita” e hoje a autarquia é “uma das principais do país em conquista de fundos europeus, com dimensão sem comparação com o passado”.
Segundo Ribau Esteves, estão 111 obras em desenvolvimento com “dimensão relevante”, envolvendo 74,3 milhões de euros.
O conjunto de intervenções de empreitadas concluídas atinge os 16,4 milhões de euros, por todo o município.
Rodovias, Unidades de Saúde Familiares, escolas (João Afonso e Jaime Magalhães Lima) e a rotunda do ISCA mereceram referência.
Neste momento estão ainda 19 obras em curso, no valor de 11,3 milhões de euros, na rede vária, escolas (como é o caso de Verdemilho), a reabilitação do edifício Távora, a antiga estação ou a USF de Oliveirinha, ainda por arrancar.
Nos próximos dias ou semanas, avançaram mais oito empreitadas, na ordem dos 4 milhões de euros.
Estão sete obras (16,2 milhões de euros) em fase de concurso, incluindo a qualificação do Rossio e da Avenida Lourenço Peixinho, que são as duas maiores. Em fase final de assinatura de contrato está a academia do Beira-Mar e a obra para reabilitar a ponte de Requeixo.
Em projeto, existem 23 operações com valor de investimento, estimado, de 25,1 milhões de euros, incluindo o canil intermunicipal dinamizado pela Região de Aveiro e o Parque Aventura de Esgueira.
Consultar press de imprensa sobre o balanço de dois anos de mandato