Os trabalhos de construção do ferryboat elétrico encomendado pela Câmara de Aveiro para assegurar a travessia entre São Jacinto e o forte da Barra “decorrem a bom ritmo e de forma positiva”.
Informação transmitida num comunicado municipal a pretexto de uma visita do presidente da autarquia, Ribau Esteves, aos estaleiros da Navaltagus.
A embarcação, que integrará a concessão de transportes Aveirobus, foi adjudicada ao Grupo ETE por 7,3 milhões de euros.
Artigos relacionados
Ferry elétrico de Aveiro começa a ser construído durante o verão
“Além da visita, este momento serviu também para uma reunião de trabalho” com os estaleiros “onde se definiram pormenores de natureza técnica e de design, tais como, a implementação e gestão da rede de carregamento elétrico nos cais de atracação e os acabamentos do navio”, adianta a Câmara.
A nova embarcação é cofinanciada pelo POSEUR, Portugal 2020 e União Europeia através do Fundo de Coesão (FC) em 2,1 milhões de euros, devendo ficar concluída durante 2023.
O novo ferryboat será a primeira embarcação com esta característica a ser desenvolvida inteiramente em Portugal, por marcas nacionais, para servir uma região portuguesa, sublinha a nota de imprensa.
» Redução da emissão das de 300 toneladas de CO2 libertadas atualmente pelo ferry em operação;
» Redução em 30 por cento do consumo energético atual;
» Capacidade reforçada para o transporte de viaturas (+ 30%) e de passageiros (+ 90%).
Outras “iniciativas sustentáveis de mobilidade”
Para além do ferry elétrico, a Câmara lembra outras “iniciativas sustentáveis de mobilidade” com apoio municipal, como a eletrificação dos moliceiros (que ainda em 2021 estarão a operar nos canais urbanos, permitindo a redução de 400 toneladas de CO2) e de autocarros 100% elétricos da Transdev/Aveirobus.
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.