O novo concurso público para a criação da praça jardim no Rossio, com cave de estacionamento, no centro de Aveiro, foi publicado hoje em Diário da República.
É a segunda tentativa de encontrar empreiteiro / concessionário para a obra de ‘Requalificação do Largo do Rossio e Praça General Humberto Delgado, em Aveiro’, que envolve a concessão do ‘Serviço Público de Estacionamento em Parques de Estacionamento Subterrâneos’ municipais.
O contrato a celebrar terá um prazo de 40 anos.
Os interessados têm cerca de um mês para apresentação de propostas.
» O novo concurso público para o projeto de requalificação do jardim do Rossio, incluindo cave de estacionamento, é de 11,7 milhões de euros, correspondendo a 1,9 milhões acima do anterior, que foi anulado porque todas as cinco propostas apresentadas foram excluídas.
» O reforço da verba a pagar pela autarquia ao eventual vencedor resulta de uma reavaliação da equipa projetista e destina-se essencialmente a três componentes: 840 mil euros para reforçar a “componente arquitetura”, que tem a ver com o revestimento da superfíce da futura praça, 700 mil para as obras de estabilidade estrutural do edifício em cave (estacionamento) e 200 mil para encargos com movimentação de terras.
» No primeiro concurso, um dos cinco concorrentes contestou a exclusão, porque só conseguiu ‘carregar’ a proposta 22 minutos após o final do prazo, imputando responsabilidades à plataforma eletrónica de contratação pública, o que não foi provado.
Artigo relacionado