A Assembleia de Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, no concelho, tem uma reunião extraordinária agendada para esta quinta-feira à noite para apreciar e deliberar sobre uma proposta de desagregação das freguesias.
A agregação remonta a 2013, por imposição legal, tendo merecido, na altura, votos contra dos orgãos autárquicos.
A proposta de desagregação para discutir e votar na Assembleia de Freguesia foi elaborada por um grupo de cidadãos eleitores.
De acordo com a mesma, “pretende-se dar início” ao chamado “procedimento especial, simplificado e transitório”, que está previsto na lei, desde que demonstrados “integralmente” um conjunto de “pressupostos” para a “correção da agregação de freguesias”.
O movimento proponente, que recolheu 1032 assinaturas, garante que ocorreram “prejuízos” para as populações locais devido à agregação das freguesias de Requeixo, de Nossa Senhora de Fátima e de Nariz “por força do manifesto erro legislativo que, em 2013, determinou a extinção daquelas unidades administrativas territoriais e a sua substituição pela freguesia única”.
“É convicção dos subscritores (…) que só com especial esforço dos membros eleitos dos órgãos da Freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz, “assim como dos seus trabalhadores, tem sido possível assegurar a gestão desta unidade administrativa de base territorial”.
No entanto, dizem os proponentes, “tal não logrou dar resposta suficiente às necessidades das populações, o que constituiu um retrocesso em comparação com o modelo anterior”, causando perdas de “proximidade” e de “afastamento das populações”.
É relacionada com a agregação o encerramento das unidades de saúde de Requeixo e de Nariz, com a colocação de meios em Nossa Senhora de Fátima, e uma “medida” educativa “que será particularmente nociva para os habitantes de Requeixo e de Nariz”, que diz respeito à concentração no novo centro escolar em Nossa Senhora de Fátima.
A proposta para separar Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz é a primeira a levada ‘a votos’ no concelho de Aveiro onde existem mais duas Juntas agregadas: a freguesia de Eixo e Eirol e a União das Freguesias de Glória e Vera Cruz.
Artigos relacionados
Coligação ‘Viva Aveiro’ (PS-PAN) apoia desagregação de freguesias
PS defende desagregação de Nossa Senhora de Fátima, Requeixo e Nariz
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.