Aveiro: Câmara não desiste de habitação a custos controlados no terreno das Cilhas

1586
Antigo centro de saúde mental, São Bernardo, Aveiro.

A Câmara de Aveiro vai insistir na venda dos terrenos contíguos ao antigo centro de saúde mental de São Bernardo para habitação a custos controlados.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A hasta pública realizada com aquele fim a 5 de julho ficou sem qualquer licitação do preço fixado, que foi 3,084 milhões de euros.

Ao intervir na última Assembleia Municipal, esta segunda-feira, o presidente da autarquia não desvendou se o valor base vai ser reduzido, deixando, contudo, a garantia que o destino dos 19.344 metros quadrados de terreno da rua das Cilhas / Estrada de São Bernardo continua a ser o mesmo.

“Não correu bem a venda do terreno de São Bernardo”, assumiu Ribau Esteves, adiantando que, “no mesmo dia da hasta pública” recebeu “dois contatos informais a propor, com elegância, que a Câmara metesse o terreno no mercado normal e vendíamos na hasta publica seguinte”.

As abordagens merecem resposta negativa. “Não queremos, vamos voltar a insistir em habitação a custos controlados”, assegurou o autarca quando prestava esclarecimentos à Assembleia Municipal sobre a proposta de contratação de empréstimo de 19, 3 milhões de euros.

João Moniz, eleito do BE, tinha defendido que a construção de habitação é uma das carências que justificam o recurso municipal ao financiamento bancário. “É uma perspetiva diferente da nossa”, respondeu Ribau Esteves.

“Em relação à habitação temos outra visão, temos outras fontes de financiamentos. Entendemos que o capital privado, os investidores privados, é que têm de liderar este processo, temos uma aposta muito importante na habitação a custos controlados”, afirmou o presidente da Câmara.

O terreno para construção na rua das Cilhas / Estrada de São Bernardo, com uma área de 19.344 metros quadrados, tinha como base de licitação de cerca de 3,084 milhões de euros.

A urbanização a criar destina-se a oferta de habitação a custos controlados (cerca de 120 fogos) e de sete moradias unifamiliares.

Artigo relacionado

Aveiro: Hasta pública de terrenos na rua das Cilhas sem licitações

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.