Aveiro: Câmara chamada a contrabalançar efeitos do crescimento turístico

415
Canal Central, Aveiro.

O renovado bom desempenho turístico do concelho de Aveiro na ‘época alta’ não deixou de motivar, na Assembleia Municipal, alertas para o ‘reverso da medalha’. As consequências de atividades associadas aos fluxos de visitantes, como a ocupação de casas para fins de alojamento local, por exemplo, causam receios. Presidente da autarquia destaca impacto positivo, garantindo “bom equilíbrio”.

Artigos relacionados

Turismo: Número de visitantes recorde em Aveiro no primeiro semestre

Turismo em Aveiro bate recordes em 2024

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Pedro Rodrigues, do PAN, defendeu um turismo “pensado e estruturado consoante a realidade local”, questionou o executivo se foi efetuado “algum estudo sobre a capacidade de ‘carga’ do município”. O eleito referiu que “o excesso” de turistas conduz a gentrificação a aumento de preços de habitação e serviços, causando “protestos” em muitos destinos mais sobrecarregados de visitantes. Por isso, defendeu que a atividade turística tenha “um desenvolvimento sustentável” e, em termos locais, “adequado à realidade”.

Pelo Bloco de Esquerda, Celme Tavares, reafirmou a visão crítica que o partido tem quanto à liberalização da atividade de alojamento local, que “continua a existir com o Governo do PSD, provocando a subida do preço da habitação”, um problema para o qual, lamentou, “a autarquia tem zero propostas, alegando que a decisão deve ser do mercado”. A bloquista lembra que os cidadãos contribuem com impostos “para impulsionar a indústria do turismo”, por exemplo em obras no espaço público, “mas apenas ficam com os seus efeitos adversos”, sem ver igual empenho municipal, criticou, na promoção de habitação acessível.

Ana Seiça Neves, do PS, defendeu “regras” para o alojamento local. considerando “preocupante” o que acontece, nomeadamente na zona do bairro da Beira Mar. “Não pode ser tudo alojamento local, precisamos de habitação”, reclamou.

Discurso direto

“Não temos problemas de ‘carga’ de turismo, temos uma atitude atenta para cuidar do bom equilíbrio e estamos bem” – Ribau Esteves, presidente da Câmara de Aveiro (declarações abaixo)

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3