O projeto para dotar de motores elétricos as embarcações tradicionais da Ria que fazem passeios nos canais citadinos de Aveiro vai avançar para uma nova fase.
A Câmara local agendou para a reunião de executivo desta segunda-feira a abertura do concurso para a implementação da ‘ Rede de Carregamento Elétrico de Embarcações Marítimo-Turísticas a operar nos Canais Urbanos da Cidade de Aveiro’, um investimento que se fará0 no âmbito do Projeto Aveiro STEAM City.
Em outubro do ano passado, a autarquia, em colaboração com operadores locais, fez testes de demonstração do sistema de propulsão elétrica com os barcos usados nos passeios (moliceiros e mercantéis), de forma a “ensaiar em ambiente real” as tecnologias disponíveis e a necessidade de armazenamento de energia por baterias” a este tipo de atividade.
A concessão de moliceiros contempla a conversão total de todos os 27 barcos moliceiros e mercantéis que atualmente operam para a propulsão 100% elétrica, reduzindo a emissão de cerca de 400 toneladas de CO2 por ano.
Artigo relacionado
Câmara de Aveiro quer moliceiros eletrificados até 2021