Aveiro / Cultura: Câmara assegura investimento para continuar a ‘elevar a fasquia’ da qualidade

136
Festival Prisma.
Dreamweb 728×90 – Video I

Apesar do fim da Capital Portuguesa da Cultura (CPC) reduzir, inevitavelmente, a cadência de espetáculos, a programação do Teatro Aveirense (TA), que ‘marca o ritmo’ da programação cultural municipal, contará com um reforço do investimento camarário em 2025, nomeadamente nos eventos que têm sido ‘bandeira’, como o Festival dos Canais, a renovada Feira do Livro ou Prisma – Art Light Tech, confirmou hoje o presidente da edilidade, considerando que a aposta “qualitativa” no sector “tem de ser crescente”.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O cartaz do arranque de 2025, que volta ao formato quadrimestral, apresentado pelo diretor do TA, José Pina, refere estreias, incluindo encomendas exclusivas para a ‘cidade dos canais’.

Mantém-se uma programação “multidiscipliar e abrangente”, que permitiu ter “um público mais diverso”, procurando-se, agora, chegar a um escalão mais juvenil, onde o palco será partilhado por produções de consagrados, espetáculos da rede de cineteatros, mas também estreias de ‘residências’, onde tomam parte artistas nacionais e locais, bem como oportunidades para novos valores.

Consultar destaques da programação de janeiro a abril 2025

Os ‘ecos’ do que tem sido ‘Aveiro Capital Portuguesa da Cultura’ continuarão, no ano novo, a soar em eventos de retrospetiva organizados pelo município (em Aveiro e ‘fora de portas’), incluindo a apresentação de um livro, ou para os quais está convidado a tomar parte, em vários pontos do continente (Braga, Faro, Évora, esta no âmbito da Capital Europeia da Cultura) e nos Açores (Ponta Delgada).

2025, apesar de último ano do mandato autárquico, que esgota os três possíveis da atual presidência, está a ser preparado na “absoluta normalidade”. Ribau Esteves faz votos que o futuro elenco municipal “dê continuidade ao fantástico trabalho” na área da cultura, iniciado em 2013, “quando só existia a Feira de Março”.

O contrato de assessoria cultural com José Pina, que acompanha as presidências de Ribau Esteves desde os tempos de Ílhavo, foi renovada em outubro até novembro de 2025.

Em termos de “obras físicas” relacionadas com a cultura e património histórico, 2025 será marcado pelo lançamento de concurso público da reabilitação da antiga biblioteca, destinada a receber a coleção da bienal de cerâmica, e da “grande intervenção” de restauro da parte antiga do Museu de Santa Joana. A Câmara pretende prosseguir, também, a melhoria dos espaços culturais nas freguesias.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3