Aveiro / Bienal de Cerâmica: Paula Bastiaansen vence 1º prémio / Divulgado projeto para museu

1583
Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro 2023.
Dreamweb 728×90 – Video I

A obra “Balance in Red”, da autoria de Paula Bastiaansen (Países Baixos), recebeu o primeiro prémio, no valor de 13.000 euros, do concurso organizado no âmbito da 16.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro.

“Balance in Red”, da autoria de Paula Bastiaansen. Peça vencedora da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro 2023.

“Grow”, da autoria de Hidemi Tokutake (Japão) e “Handle with care”, da autoria de Ming-Miao Ko (Taiwan) foram agraciadas com o segundo e terceiro prémio, no valor de 8.000 e 4.000 euros respetivamente.

O júri do concurso internacional avaliou 104 peças de artistas de 37 nacionalidades. Ao longo dos próximos três meses, o programa da Bienal inclui exposições, instalações, workshops e ateliers, assim como um programa para famílias e visitas guiadas.

A bienal foi o primeiro evento da cidade dos canais a receber a marca ‘Aveiro Capital Portuguesa da Cultura 2024’, cuja programação arranca a 1 de janeiro.

Edifício histórico ganha bloco modernista para acolher coleção da bienal

A Câmara de Aveiro aproveitou a abertura da Bienal de Cerâmica para dar a conhecer o futuro museu que irá albergar o espólio da coleção criada por doações ao longo de três décadas (cerca de 300 peças). A antiga escola do Magistério Primário, onde mais tarde funcionou a biblioteca municipal, será requalificada para as funções museológicas num projeto do arquiteto João Mendes Ribeiro, que fez uma apresentação. A obra irá preservar a parte mais histórica, incluindo interiores, substituindo o bloco mais recente, onde se faz a entrada pelo largo Dr. Jaime de Magalhães Lima, junto da Avenida Lourenço Peixinho, por um novo edifício com linhas modernas, com a particularidade de ser revestido em cerâmica artística. O plano funcional prevê, além de espaços expositivos, , zona de receção, loja, áreas destinadas a investigação e até uma olaria. Um investimento de cerca de 3 milhões de euros que se pretende inaugurar na próxima bienal, dentro de dois anos.

Artigo relacionado

Aveiro: Reabilitação da antiga biblioteca entregue a arquiteto que projetou restauro da antiga estação da CP

Publicidade, serviços e donativos

» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito.

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Natalim3