Aveiro: BE quer apuramento de denúncias trocadas entre Ribau Esteves e Alberto Souto e defende divulgação pública de interesses

325
Paços de Concelho, Aveiro.

O Bloco de Esquerda (BE) defende “o registo voluntário de interesses dos candidatos à presidência da Câmara Municipal de Aveiro”. Uma tomada de posição na sequência de denúncias cruzadas de Ribau Esteves e Alberto Souto sobre atividades imobiliárias que os bloquistas

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

O desafio é lançado aos candidatos à presidência da Câmara: “apresentem um registo voluntário de interesses”, pede o BE, por entender que “as competências da autarquia justificam que os candidatos manifestem se têm interesses que possam confluir ou condicionar a atividade municipal, nomeadamente a participação de candidatos em empresas ou negócios imobiliários”.

Numa tomada de posição após a denúncia por parte do atual presidente da Câmara de alegados “comportamentos inadequados de um candidato à Câmara enquanto investidor imobiliário”, o BE começa por lamentar antes de mais que a página institucional da Câmara “seja utilizada para a publicação de artigos de tom coloquial e, aparentemente, em nome pessoal do atual presidente”.

Já quanto à “substância da denúncia, mais gravosa”, os bloquistas defendem que “caso reúna essas condições”, torna-se “dever do Presidente de Câmara proceder à denúncia junto das entidades competentes em vez de publicar insinuações” no site do município. O mesmo deveria acontecer com a denúncia, “igualmente gravosa”, em sentido contrário de um pretenso “veto de gaveta”.

Segundo o BE, o registo voluntário de interesses dos candidatos à presidência da Câmara permitiria à população aveirense “saber, com antecedência, dos interesses – mesmo que legais – que os eventuais candidatos à presidência da autarquia possam levar para esse cargo, nomeadamente no âmbito imobiliário, mas também de outras relações económicas no âmbito da atividade ou regulação da autarquia”.

A terminar, o Bloco garante, que pela sua parte, “fará todo o escrutínio democrático sem interesses e sem limitações em nome do povo aveirense”.

Artigos relacionados

Alberto Souto vai queixar-se de difamação agravada em “denúncia e informação pública” de Ribau Esteves

Ribau Esteves expõe negócios imobiliários de Alberto Souto e garante não se perturbar com a “luta de poder da família Souto”

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.