Segundo a informação transmitida pelo presidente de Câmara Ribau Esteves durante a inauguração, o custo final da obra do Rossio totalizou mais de 20 milhões de euros. Praticamente o dobro do valor inicialmente previsto. Para além de ser uma escolha política errada, esta obra é também um verdadeiro jackpot para o concessionário do parque de estacionamento. O Bloco de Esquerda reitera a sua rejeição a este projeto de vaidade do Presidente de Câmara cujo principal objetivo é alavancar investimentos hoteleiros naquela zona da cidade.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A opção pelo estacionamento subterrâneo do Rossio não só se demonstrou errada do ponto de vista ambiental, do urbanismo e das políticas de mobilidade como também do ponto de vista da gestão financeira e do erário público. Hoje é claro que uma requalificação do jardim do Rossio, sem estacionamento subterrâneo e mantendo o perfil de jardim verde, teria sido a opção mais adequada.
Para o Bloco de Esquerda, este processo é paradigmático das opções de fundo que orientam a governação de Ribau Esteves, onde a gestão urbanista e o erário público são instrumentalizados para criar as condições ideais para a promoção da grande hotelaria e da especulação imobiliária.
Segundo a informação que é pública, esta operação é também um negócio dourado para o concessionário privado do parque de estacionamento. Não só a empresa vai pagar um valor irrisório pela ocupação do parque por 40 anos, como o investimento que fez no projeto é risível face ao valor total: dos mais de 20 milhões do custo total da obra, o concessionário privado apenas contribui com 2,5 milhões de euros.
Por outras palavras, a construção do estacionamento subterrâneo do Rossio foi jackpot aos privados patrocinado pelo PSD/CDS.
Bloco de Esquerda – Aveiro.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.