Aveiro: BE critica construção da cidade “feita à medida dos interesses da especulação imobiliária”

162
Paços de Concelho, Aveiro.

“Mais uma vez, a Câmara constrói cidade feita à medida dos interesses da especulação imobiliária e da grande hotelaria”. O Bloco de Esquerda critica o projeto que está a ser preparado para a zona norte do Canal de S. Roque, em Aveiro.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

A pretexto da construção de um espaço público e do prolongamento do canal “com o objetivo de viabilizar a construção de uma nova urbanização privada para o segmento premium”, os bloquistas dizem que está em causa “a mobilização de milhões de euros do erário público”, notando que o PS não foi contra no executivo.

“Esta decisão”, para o BE, “é um bom retrato da política do PSD-CDS: arranjo e criação do espaço público com o objetivo de potenciar a especulação imobiliária e mais-valias urbanísticas. Sem os milhões de investimento público previsto para aquela zona, o novo edificado não teria o valor premium de venda.”

Considera, por isso, “inaceitável que o executivo de direita não exija contrapartidas que permitam reduzir o preço da habitação”, como “a disponibilização de uma parte dos apartamentos para arrendamento a preços controlados destinados à classe média, conforme é prática em várias cidades europeias”.

“Assim, a política do PSD-CDS contribuirá para o processo de gentrificação em curso e subsequente aumento do preço da habitação em todo o município”, refere o comunicado que critica, ainda, a abstenção do PS, revelando que, “nas decisões fundamentais sobre a governação autárquica em Aveiro, nomeadamente no que concerne à questão da habitação, o PS pouco se distingue da direita”.

A terminar, o Bloco reafirma que “é possível uma alternativa à política do centrão de continuar a aumentar o preço da habitação.”

Artigo relacionado

Aveiro: Prolongamento do canal de S. Roque tem museu de arte contemporânea como contrapartida

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.