Não escondendo estar “tão nervoso como da primeira vez”, Alberto Souto de Miranda anunciou este sábado, durante um “brinde ao São Gonçalinho”, no ‘Almoço de Reis’ da concelhia do PS de Aveiro, que está “disponível para ser candidato à Câmara de Aveiro”, ficando a aguardar a indigitação pelos órgãos concelhios e distritais.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Artigo relacionado
Aveiro / Autárquicas’ 25 : ‘Almoço de Reis’ do PS pode ter um ‘brinde ao futuro’ especial
A acontecer, será a quarta candidatura (falhou a reeleição para o terceiro mandato em 2025, perdendo para Élio Maia, em coligação PSD-CDS). E já tem “um trunfo”: o advogado António Rocha de Andrade, ex-vereador do município aveirense, como mandatário.
Começando por evocar as “qualidades e características” do santo padroeiro da Beira Mar, Alberto Souto de Miranda disse que a “primeira prece, na primeira vez que foi lá esta semana. foi que São Gonçalinho ajude o PS a desencalhar Aveiro do marasmo em que tem estado”. Depois “como São Gonçalinho é bom conselheiro, tive de pensar muito. Enviei três cálices e cheguei a uma decisão que partilho convosco: se for essa a vontade dos órgãos próprios do PS, eu estou disponível para ser candidato à Câmara de Aveiro”.
“Vou aceitar este desafio, porque acho que posso dar um contributo útil para o futuro de Aveiro, não com as 101 ideias – estamos aqui à volta destas mesas, certamente apareciam mais, porque gostamos de pensar o futuro de todos -, mas se conseguíssemos concretizar 10, 20 % do que lá está Aveiro seria muito melhor. Este futuro constrói-se com todos, somos todos jovens. Ser jovens é uma atitude, conto com todos com um discurso que seja sensível para todos os escalões etários”, declarou o antigo edil, que tomou a palavra após a intervenção da presidente da concelhia do PS.
“Coesão social e territorial”, de Nariz a São Jacinto, e a aposta em habitação serão prioridades. A habitação é para Alberto Souto de Miranda “um verdadeiro escândalo” em Aveiro, referindo que a atual Câmara “construiu zero habitações, havendo milhões do PRR disponíveis, por preconceito meramente partidário”. “Por cada dia que essas mil pessoas que estavam a pedir casa melhor na Câmara de Aveiro passou sem serem atendidas” tornou-se “um desrespeito e uma agressividade social, por soberba da Câmara, com falta de respeito pela dignidade humana”, acusando o executivo de “não construir nem sequer uma única casa”.
Alberto Souto de Miranda comprometeu-se a ser “muito mais ambicioso na mobilidade”, onde a Câmara “não resolveu nenhum problema e criou mais problemas”, com “as melhores práticas de sustentabilidade ambientais” e com “um urbanismo sedutor e amigável”, a par de “uma cultura vibrante”, bem como a garantir “saúde e educação eficientes, com respostas a todos”, com uma “cidade inteligente, socialmente e funcionalmente tirando partido das novas tecnologias”. Estes “são desafios para juntos construímos um programa para os aveirenses” nos próximos meses e passarmos palavra”, disse.
“Não sei se vamos ganhar, mas tenho certeza que todos aqui nesta sala vamos dar o máximo de nós próprios para estar à altura da nossa história, que é uma história de orgulho e que nos envaidece, para ganharmos o desafio pela frente. Brindo aos valores que comungamos, espero que estejamos daqui a um ano com o futuro próximo presidente da Câmara”, concluindo com uma nota otimista.
Discurso direto
“Volvidos 20 anos de governo municipal PSD/CDS/PPM, que tem governado à margem de uma estratégia para o Município e à margem de políticas promotoras de coesão social e territorial que permitam o desenvolvimento de um território que é pujante económica e socialmente, chegou o momento de Aveiro voltar a ser atraente para os que nos visitam e acessível para os que cá vivem. Isso é possível” -Paulo Urbano, presidente da concelhia do PS de Aveiro (Continuar para ler nota de imprensa do PS de Aveiro).
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.