A deputada do PS Ana Seiça Neves pediu mais medidas para descongestionar o trânsito na zona da ‘ponte praça’, assim como a necessidade de disciplinar a circulação de peões. O presidente disse que os residentes devem ter circuitos alternativos e anunciou que a Polícia Municipal continuará a ajudar em altura de maiores fluxos de gente, especialmente nos atravessamentos pedonais.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Na última sessão da Assembleia Municipal, a eleita socialista tomou a palavra para “alertar para aquilo que todos os aveirenses sabem” acontecer na cidade: “o trânsito caótico” junto do canal central, que se agrava a cada período mais habitual de férias com chegada de turistas. “Então na altura da Páscoa… felizmente tiveram a ideia de pôr a polícia a orientar o trânsito, nas pontes, foi bem pensado, mas continua caótico, apesar de todas as coisas que se fizeram” na zona. Depois das obras de requalificação da Avenida Lourenço Peixinho, seguiu-se a reformulação da rotunda, acompanhada da renovação da Rua João Mendonça (estas duas no âmbito da requalificação do Rossio).
“Além do mais”, queixou-se Ana Seiça Neves, “os peões atravessam em qualquer sítio e momento, mesmo onde não podem”. A vogal ‘rosa’ admitiu que “é muito bom trazer cá turistas e muitas pessoas para visitar” a cidade, “mas isto tem de ter alguma maneira para andarmos com alguma calma, de resolvermos as nossas coisas, fazer a nossa vida”, pediu.
Questionou, ainda, o andamento das obras na Avenida Mário Sacramento, “uma das de vias de entrada e saída na cidade, com aquelas obras que estreitam a via de circulação”. Trabalhos, notou, que “estão a demorar muito”, provocando “naturalmente” queixas dos residentes.
Artigo relacionado
Aveiro: Ponto de situação das obras na Rua Mário Sacramento e do Rossio
Na resposta, o presidente da Câmara colocou algumas ressalvas no panorama traçado quanto ao trânsito citadino. “Não é realista, ou melhor, não traduz bem a realidade dizer que o trânsito é caótico”, disse.
“Aconselho a nós todos, no dia-a-dia, a não passarmos nas pontes, que tem a estrutura que tem”, referiu, embora considerando que o trânsito “não é congestionado em muitas alturas do dia”.
Ribau Esteves adiantou que a Polícia Municipal continuará “a ajudar a fluidez”, sobretudo nas zonas de atravessamentos pedonais. Uma medida que foi “ensaiada e correu bem”. Além disso, “vamos continuar a apelar a nós utilizadores regulares a usar outros circuitos”, sabendo-se que “quem vem em serviço ou passeio usa as zonas mais centrais”.
Sobre as obras na Avenida Mário Sacramento, adiantou que “terminam em julho” mas antes disso “ainda vão piorar”, uma vez que será necessário fechar o trânsito uns dias para pavimentação. Uma intervenção que poupou algumas das árvores, ao contrário de outras obras. O edil mantém que são opões devidamente pensadas:”As boas ficam, as que estão mal saem”.
Discurso direto
“Ainda me lembro que nunca tinha visto filas no rotunda do ‘Rato’, há 10 anos, agora temos. Era bom que não acontecesse, perdemos uns minutos, poucos. Temos agora o projeto para desnivelar a EN 109. É bom, quer dizer que estamos a crescer, há mais gente a viver, a vir às compras, são notas positivas do trânsito mais condicionado. Já não é o ‘aveirinho’ que se chagava rapidamente a todo lado, agora há mais gente a vir, a fazer turismo, a viver cá”- Ribau Esteves.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.