O executivo camarário de Aveiro, reunido esta quinta-feira, aprovou os estudos urbanísticos para as zonas da sede da Florinhas do Vouga, no centro da cidade, e de um quarteirão na Forca (norte), neste caso no âmbito da construção de uma nova média superfície comercial.
O estudo urbanístico da zona da Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) Florinhas do Vouga decorre no contexto de “organização, estruturação e desenvolvimento urbano” da zona frontal ao equipamento sede, que fica enquadrada pelo cemitério central, pelo auditório D. João Evangelista de Lima Vidal e ainda pela Sé de Aveiro.
Segundo a edilidade, torna-se necessário construir um novo acesso pedonal e rodoviário, já definido no novo Plano Diretor Municipal (PDM).
“Este estudo tem em consideração a necessidade de criar condições para a devida organização, ocupação e desenvolvimento urbano e a melhoria relevante das condições de acessibilidade e de segurança pública”, refere o comunicado com as deliberações da reunião de Câmara.
O executivo aprovou também o estudo urbanístico e alinhamentos do quarteirão da Forca (norte), que surge “no âmbito do processo de desenvolvimento urbano da envolvente ao espaço da segunda loja da ‘Mercadona’ em Aveiro.”
Os alinhamentos e cérceas têm enquadramento nas definições assumidas para os indicadores urbanísticos principais, no novo PDM, tendo em vista “a criação de condições para a ocupação e o crescimento urbano desta zona, com a devida qualidade, sustentabilidade e relação compatibilizada com as áreas urbanas próximas”.
Artigo relacionado