No quadro da criação do novo Museu da Terra, na Quinta da Costa, em Requeixo, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração à Reserva Ecológica Nacional (REN), no espaço a que corresponde o edifício da antiga Quinta da Costa e onde, de acordo com o estudo prévio, serão realizados trabalhos de restauro, reabilitação e construção de infraestruturas de apoio ao referido Museu.
O projeto contempla um vasto e diversificado programa de índole rural, ora integrando usos e ações compatíveis com os objetivos de proteção ecológica e ambiental e de prevenção e redução de riscos de áreas integradas na REN, ora integrando outras ocupações que incluem serviços intrínsecos e de apoio fundamentais para o projeto museológico que, afetando áreas inseridas em REN – na tipologia de áreas de elevado risco de erosão hídrica, não têm enquadramento nos termos do respetivo regime jurídico.
O processo segue agora para apreciação pela Comissão de Coordenação de Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C).
O futuro Museu da Terra
O Museu da Terra será um novo espaço museológico, dinâmico e interativo, a construir na localidade de Requeixo, tendo como objetivo evidenciar a riqueza patrimonial e etnográfica do referido lugar, somando-lhe novas valências das quais se destaca a demonstração e interpretação da construção em terra.
Esta unidade museológica vai integrar a rede dos Museus de Aveiro, partindo do objetivo base de valorizar o espólio do Grupo Animador, Cultural e Etnográfico do Museu de Requeixo, que integra alfaias de práticas agrícolas ancestrais e artefactos de casa de agricultores.
Câmara de Aveiro
Publicidade, serviços e donativos
» Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o NotíciasdeAveiro.pt de acesso online gratuito;
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais, assim como requisitar outros serviços.