Aveiro: Adjudicação do pavilhão-oficina deve avançar à terceira tentativa

390
Paços de concelho, Aveiro.

O presidente da Câmara de Aveiro mostrou-se hoje muito otimista com a adjudicação da empreitada do pavilhão-oficina a erguer junto do complexo de treinos do estádio municipal de Aveiro, que tem o terceiro concurso público em fase final.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Ribau Esteves deixou a “confirmação” durante a reunião pública do executivo, esta sexta-feira à tarde, durante a discussão de uma alteração orçamental necessária a prever a execução do futuro recinto multiusos, bem como de novas intervenções escolares e outros projetos.

De acordo com o edil, foram recebidas “cinco ou seis propostas válidas em preço”, incluindo duas “bem abaixo” do valor base, que era de 22,790 milhões de euros, e muito próximas uma da outra, sendo válidas técnica e legalmente para a decisão final do júri.

Artigo relacionado

Aveiro/ Pavilhão-oficina: Presidente da Câmara afasta pedido para repensar o projeto devido aos custos

Ribau Esteves deixou também a informação que o Tribunal de Contas enviou, esta semana, o ‘visto’ do empréstimo de médio e longo prazo de 20 milhões de euros que motivou “uma troca de ofícios” para responder aos esclarecimentos. O financiamento é destinado, justamente, ao pavilhão-oficina e obras no estádio municipal.

Artigo relacionado

Aveiro: Aprovada contratação de empréstimo para investimentos municipais

Fernando Nogueira, vereador do PS, lembrou as reticências assumidas quanto a encargos que oneram “fortemente” mandatos futuros, constatando a inclusão na revisão orçamental, também, de outras obras de “longa data” que “não foram prioridades assumidas”, aparecendo agora. “Não se percebe se é para se fazer ou deixar compromissos futuros”, afirmou, referindo-se aos casos das escolas EB 2,3 de São Bernardo, básicas da Alumieira, Leirinhas e Sarrazola, mas também a obras em Cacia (edifício de apoio das piscinas e feira).

Na resposta, o presidente da Câmara estranhou as “dúvidas” do PS. “Nós estamos a executar a carta educativa e o programa eleitoral, transformado em programa de governo. O mandato acaba no último dia, é assim que se faz a democracia. O PS já colocou a demolição de algumas obras e pode colocar mais no programa eleitoral. Nós estamos a cumprir o programa eleitoral aprovado largamente”, respondeu, recordando a necessidade de avançar com projetos que possam ser alvo de candidatura a fundos europeus, como são os casos da EB 2,3 de São Bernardo, mas também a nova secundária Homem Cristo e a reabilitação do conservatório.

Discurso direto

“Imaginará o circo em que eu me metia se, por cada decisão, reunir com os candidatos todos – seria arriscado meter-me em palpites de quem ganhar ou quem perde – e ouvi-los sobre o que acham do pavilhão, agora como a gente decide ?” – Ribau Esteves.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.