Um acordo de permuta ‘fechado’ entre a Câmara de Aveiro e os proprietários de terrenos permitirá avançar com a construção da futura rotunda a localizar em Esgueira, antes do túnel da linha férrea, que será dotada de acesso à zona da extensão de saúde e complexo escolar.
A proposta foi aprovada na reunião pública do executivo que teve lugar durante a tarde desta quinta-feira.
“É uma alegria muito especial, depois de três ou quatro anos de trabalho neste processo complexo e estranho em alguns aspetos que se arrastava há muito” declarou o presidente da edilidade.
Os oito proprietários aceitaram receber duas parcelas (847 m2) e 350 mil euros para perfazer cerca de 527 mil euros, o valor da avaliação dos terrenos (3.557m2) necessários para as rodovias.
Segundo Ribau Esteves, a nova rotunda encontra-se em fase de elaboração de projeto. Um melhoramento previsto no estudo urbanístico aprovado há três décadas que agora dá um passo decisivo em frente.
A Câmara acredita que a nova rotunda a nascente do túnel de Esgueira, na Rua de Viseu, irá facilitar a acessibilidade e qualificar o eixo de ligação ao núcleo central de Esgueira e à Avenida Vasco Branco.
Artigo relacionado
Novas rotundas para melhorar acesso a Esgueira e à cidade de Aveiro