Com o aproximar do último trimestre da Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara de Aveiro anunciou a presença da companhia de teatro alemã Theater Titanick para encerrar, com um espectáculo no espaço público, as festividades. Exposição de Paula Rego e diversas estreias também fazem parte do programa.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Com o tema ‘Cultura e Tecnologia’, a Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura avança para o seu quarto e último trimestre, que começa sob a égide de mais uma edição da ‘Aveiro Tech Week’ (30 de setembro a 6 de outubro), inclui um conjunto de atividades dedicadas ao domínio da tecnologia na sua vertente artística, através, por exemplo, do festival PRISMA / Art Light Tech .
A programação de outubro, novembro e dezembro foi apresentada, esta quarta-feira, pela Câmara de Aveiro durante um encontro no Regimento de Infantaria N.º 10, em São Jacinto.
O tema da última etapa de Aveiro 2024 será evidenciado nos “diferentes campos artísticos” com iniciativas exclusivas. Nas artes visuais, estará patente a exposição ‘Mise en Abyme’, da britânica Vicki Bennett (também conhecida pelo seu nome artístico People Like Us), “que propõe a imersão numa torrente de imagens onde os protagonistas se libertam das suas narrativas.”
Nas artes performativas, a organização da Capital Portuguesa da Cultura destaca “uma proposta inédita” da coreógrafa e intérprete Yola Pinto e do pianista e artista transdisciplinar Simão Costa, que apresentam o espetáculo ‘O Meu Corpo Não é Só Uma Instância’.
No cinema, Joaquim Pavão irá estrear a sua nova curta-metragem “Aqui, em Aveiro” e na literatura o projeto ‘De Alexandria ao Século XXI: A Biblioteca Digital’, dará conta da forma “como lemos e nos relacionamos com os livros num mundo tecnológico”.
A programação em espaço público terá um ponto alto na cerimónia de encerramento de Aveiro 2024, “com uma intervenção de grande escala da companhia de teatro alemã Theater Titanick”, a 29 de dezembro, e um concerto exclusivo da pianista Marta Menezes, com repertório inteiramente português.
Outros destaques
» Instalação inédita ‘Houses of the Wind’, que juntará uma composição de John Luther Adams ao trabalho cenográfico do Diogo Aguiar Studio;
» Espetáculo ‘Una Isla’, da premiada companhia de teatro Agrupación Señor Serrano:
» Grande exposição de Paula Rego;
» Lançamento do livro ‘Atlas Visual da Europa’, uma encomenda da Câmara Municipal de Aveiro a Gonçalo M. Tavares;
» Bienal ‘Todos São Palco’, com teatro da América do Sul.
Discurso direto
“A tecnologia é um elemento fundamental da identidade de Aveiro, das suas empresas e da sua gente. Somos um lugar onde ciência, tecnologia e arte se encontram, chamando para a atualidade o espírito dos nossos antepassados, que nos trouxeram de forma tão expressiva a Arte Nova ou fizeram da cidade e da região uma referência da indústria cerâmica e das novas tecnologias da comunicação, por exemplo. Estamos na última etapa do ano e no final de dezembro completa-se este ciclo que tanto tem trazido a Aveiro e à Cultura Portuguesa. É uma questão meramente simbólica, já que a aposta na cultura se manterá como estratégica na gestão da Câmara Municipal de Aveiro e dos seus parceiros. Teremos um momento alto na nossa programação para fazer essa transição e entrarmos de forma única em 2025” – Ribau Esteves, presidente da Câmara.
Consultar programa completo da programação CPC Outubro a Dezembro 2024
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.