Avanca Film Festival, uma “maratona” que vai muito além da sessão competitiva

139
Apresentação do Avanca Film Festival ' 24.
Dreamweb 728×90 – Video I

A 28ª edição do AVANCA Film Festival (AFF) – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia voltar a celebrar as artes das imagens em movimento naquela Vila do concelho de Estarreja, de 19, 24 a 28 julho, este ano com um guião que procura de alguma forma contrariar os tempos sombrios que vivemos, o que acontece com a inclusão propositada e inédita, de comédias no cartaz das obras a exibir.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Estreia continua a ser uma palavra muito repetida entre os títulos de filmes, nacionais e estrangeiros, da programação com que o Cine Clube de Avanca (CCA) presenteia participantes e público em geral, uma vez mais, desde trabalhos do ateliê local de cinema animado (o primeiro filme português de animação 3D em realidade virtual 360 graus), passando por filmes e documentários de cineastas nas suas primeiras rodagens ou já consagrados, com cerca de 50 obras em competição pelos prémios a atribuir pelos júris.

O AFF volta a ter muito mais cinema do que nas exibições no auditório paroquial, desde logo propondo a muitos dos inscritos uma “maratona a filmar” sob o mote “Liberdade, Liberdade”, assinalado, assim, os 50 anos de Abril, que também permitiu o aparecimento do movimento dos cine clubes.

A renovada escola de 2,3 Egas Moniz cumpre a sua função abrindo portas a participantes do programa ‘AvancaGIGANTES’, que desafia estudantes mais jovens a aprenderem a ‘magia’ do cinema. A formação voltará a estar presente em muitas outras ações ao longo dos ‘Encontros’, que incluem no extenso programa, também, conferências, momentos literários e exposições de fotografia.

Consultar mais informações sobre o programa do AFF 2024

Discurso direto

“É um momento de exibir um conjunto de filmes que tem a ver com um espaço de felicidade que procuramos nesta altura das nossas vidas, vai estar presente, e pela primeira vez, com comédias” – António Costa Valente, diretor do AFF (declarações abaixo).

Links relacionados

http://www.avanca.com | https://www.facebook.com/AvancaFilmFestival/?locale=pt_PT

A Câmara local subsidia o AFF com 35 mil euros (10.000 dos quais para o fundo de apoio à criação de filmes). A vereadora da Cultura Isabel Simões renovou o empenho na afirmação de Estarreja como “cidade criativa do cinema”, incentivando a produção.

O Cine Clube de Avanca conta também com 30 mil euros do Instituto de Cinema e do Audiovisual (ICA), aguardando resposta também a outros pedidos de apoio. João Alegria, Vice-presidente da Câmara estarrejense, deixou ficar o apelo para que exemplos como o CCA e o seu AFF mereçam mais atenção oficial, nomeadamente das tutelas da Cultura e Juventude (declarações abaixo).

O CCA espera que os 30 anos do AFF possam ser festejados na sede, no centro da Vila de Avanca, cuja construção está parada há muitos anos, aguardando os acabamentos finais já em estado de degradação. A autarquia comunga do desejo, aguardando-se o seguimento do processo. “As obras são para retomar no primeiro momento que seja possível, esse estamos sempre à espera, Queremos fazer isso”, declarou Costa Valente.

Artigos relacionados

Obra da sede do Cine Clube de Avanca vence OPM

Cine Clube de Avanca recebe 95 mil euros para terminar edifício sede

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.