A Câmara de Aveiro aprovou, esta tarde, o concurso público para requalificação urbana do “largo das Cinco Bicas” (largo Luís de Camões), uma zona que tem problemas de escoamento de águas pluviais.
A obra, com valor base de 442.012 euros, vai começar em parte das ruas de São Martinho e de São Sebastião estendendo-se para todo o “largo das cinco bicas”, até ao entroncamento com a avenida de Santa Joana.
A intervenção é feita “cuidando da valorização histórica do local e do chafariz ali existente”, permitindo destacar “este elemento como peça de contemplação e dinamizador de toda a nova praça.”
O chafariz será tratado como ponto referência e envolvido por uma plataforma em pedra, explica a Câmara em comunicado.
O projeto prevê também a substituição integral do pavimento, o reperfilamento das ruas, a redução do estacionamento automóvel e o reforço das áreas pedonais, aumentando a qualidade ambiental, histórica e arquitetónica do espaço.
Nesta empreitada serão renovadas de forma profunda as redes públicas de eletricidade, telecomunicações e de águas pluviais.
O executivo deu luz verde também ao prolongamento da rua Eng.º Basílio Tavares Lebre, ligando-a à rua Professor Catarino, em Verdemilho.
O concurso público dos trabalhos atinge 522.700 euros.
Segundo a edilidade, “esta obra vai ser uma mais-valia para a melhoria da circulação viária junto à Escola Básica do 1.º Ciclo e ao Jardim de Infância de Verdemilho, melhorando a segurança das operações de tomada e largada das Crianças.”
A intervenção prevê a construção de um novo arruamento entre a escola e a travessa da Rua da Agra, com passeios e lugares de estacionamento. Serão também criadas redes subterrâneas de drenagem de águas pluviais, rede de telecomunicações e rede de alimentação em energia elétrica, incluindo iluminação pública.”
A 22 de março, o executivo deu início processo de requalificação deste arruamento, com a aquisição dos imóveis necessários pelo montante global de 100.694 euros.