A pouco mais de um ano de terminar um ciclo político de 20 anos de gestão autárquica, protagonizada pelo PSD/CDS, somos chamados à construção de uma alternativa que coloque os aveirenses no centro das políticas municipais.
Por Paula Cristina Urbano Antunes *
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
Tomamos posse enquanto Comissão Política Concelhia eleita para o biénio 2024/2026. Olhamos para o futuro.
De tudo o que fizemos, temos-vos dado conta. Através dos convites que vos endereçamos. Através das newsletters que vos enviamos. Tudo o que fizemos foi feito convosco.
Aproximam-se a passos largos as Autárquicas 2025. As eleições que mais exigirão de nós – estamos bem treinados na organização e na preparação de atos eleitorais. Nos últimos 20 meses encarregamo-nos de 5.
As Autárquicas 2025 são porém o ato eleitoral para o qual teremos que canalizar toda a nossa energia. Em Aveiro, são para ganhar. Com novos protagonistas. Com novas ideias. Com novos projetos.
Assumimos hoje um compromisso político que assenta nesse enorme desafio. Contamos com a estrutura da Juventude Socialista e com a estrutura MS-ID para a prossecução do mesmo. A paridade nas listas candidatas aos órgãos autárquicos já existe para as mulheres. Passará a existir para os jovens.
Para a Comissão Política Concelhia hoje empossada foram convidados todos os jovens que já militam no PS. Ficamos muito felizes por terem aceite o convite e por estarem disponíveis para o PS como o têm estado para a JS.
A pouco mais de um ano de terminar um ciclo político de 20 anos de gestão autárquica, protagonizada pelo PSD/CDS, somos chamados à construção de uma alternativa que coloque os aveirenses no centro das políticas municipais. A riqueza social e empresarial do nosso Município exige um pensamento integrado sobre o mesmo e a construção de respostas, para os problemas e desafios que enfrenta. Exige forte mobilização dos atores políticos e da sociedade civil. Exige um convite à participação dos cidadãos nas tomadas de decisão.
As Autárquicas 2025 já estão a ser preparadas. Articulamos as posições tomadas pelos eleitos locais nos diversos órgãos: Câmara e Assembleia Municipal, Junta e Assembleias de Freguesia. Participamos nas Assembleias de Freguesia. Fazemos oposição ao executivo municipal. Promovemos sessões de debate e de esclarecimento freguesia a freguesia, com eleitos, com militantes e com simpatizantes. Comunicamos o que fazemos estando presentes nas redes sociais e nos órgãos de comunicação social locais.
Agora, porta a porta. Rua a rua. Cada um de nós tem a missão de mobilizar para o nosso projeto de governação autárquica. Um projeto que parte do geral para o particular. Um projeto que elege áreas de intervenção e define estratégias de implementação.
Com as delegações de competências da administração central nos municípios, estes intervêm em quase todas as áreas. É difícil a desresponsabilização. É fácil concretizar projetos. Seja na saúde, na cultura, na educação, nos transportes, na participação cidadã.
Queremos trabalhar para termos um Município para velhos e para novos. Para pessoas com deficiência e para migrantes. Para todos. Com melhor mobilidade, com mais habitação, com mais participação.
O Partido Socialista quer mais e quer melhor para Aveiro. Sob os valores da liberdade, da igualdade e da fraternidade. Por Aveiro. Pelo PS. Queremos Construir o Futuro.
* Presidente da Concelhia do PS de Aveiro. Intervenção na tomada de posse dos novos orgãos concelhios.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.