Autárquicas ’25: BE quer ser “diferente” pela “mudança” de políticas municipais

183
Bloco de Esquerda, comício em Aveiro (foto partilhada pelo Facebook do BE).

O Bloco de Esquerda (BE) afirma-se “empenhado em construir uma candidatura autárquica coletiva, ampla e participada em Aveiro”. Ainda sem anunciar o candidato à presidência, o partido, que tem vogais eleitos na Assembleia Municipal (2) e em Assembleias de Freguesia (Esgueira, Glória e Vera Cruz Oliveirinha, Santa Joana), pretende mobilizar apoiantes para o seu projeto tendo em vista as eleições de 2025. Em 2021, o partido apresentou Nelson Peralta como cabeça-de-lista (terceira candidatura), que não logrou ser eleito para o executivo camarário.

Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.

Para tal, o BE aveirense lançou uma campanha de presença nas ruas, de cartazes e de informação online designada “Queres diferente, junta-te à mudança”. O primeiro tema prende-se com habitação: “Venda de terrenos públicos para habitação de luxo? Queres diferente? Vem construir a alternativa nas autárquicas com o Bloco” é o desafio lançado.

Na habitação, “como noutras escolhas essenciais de política autárquica, os partidos do centrão – PSD e PS – têm estado de acordo nas últimas décadas em Aveiro”, criticam os bloquistas.

É referido que Aveiro “não construiu habitação pública dirigida à classe média e até vendeu os terrenos públicos para habitação privada aos preços mais altos do concelho. Em consequência, Aveiro ficou bastante vulnerável ao fenómeno internacional de subida dos preços da habitação à força da especulação pela entrada do capital nesta esfera da vida social”.

O BE considera que a habitação “é um fator de empobrecimento de quem vive em Aveiro” em “resultado das escolhas do PSD e PS”, defendendo, em alternativa, “políticas públicas de habitação, adaptando a Aveiro as políticas que funcionam nalgumas cidades da Áustria, Alemanha e Países Baixos”.

“Num momento onde as candidaturas do centrão se centram unicamente na escolha de uma personalidade para o concelho, sem a apresentação de propostas ou compromissos, o Bloco de Esquerda pretende construir uma candidatura coletiva de levantamento popular para fazer diferente na habitação, nos transportes públicos e na mobilidade, na resposta às alterações climáticas e na cultura”, remata o comunicado.

Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.

Publicidade e serviços

» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online.