“Novas orientações” das autoridades de saúde regionais deixam as autarquias sem acesso aos dados da pandemia do Covid-19 que são agora facultados pela Proteção Civil Distrital.
É a justificação dada pela Câmara de Estarreja por, desde esta terça-feira, tornar público apenas o número global de casos totais e o número de óbitos.
Não é a primeira que os municípios queixam-se de não lhes ser facultada informação sobre a evolução da pandemia nas respetivas localidades, como terá acontecido após uma orientação governamental, no início deste mês, que, entretanto, conheceu um recuo.
A autarquia estarrejense diz-se “alheia a esta alteração no procedimento” que deixa sem acesso aos dados descriminados por freguesias do número de infetados e casos mortais.
Uma “determinação” do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) do Baixo Vouga que altera a informação diária e detalhada sobre a evolução da pandemia disponibilizada aos municípios.
Desde ontem que o ponto de situação diário deixou de ser fornecido pela Delegada de Saúde de Estarreja, como até agora acontecia, remetendo para o boletim diário emitido pela Proteção Civil Distrital.
Artigo relacionado
Câmara e bombeiros de Vale de Cambra contra “sonegação de informação” sobre coronavírus