A autarquia de Estarreja renovou o apoio financeiro que permite manter a atividade da Equipa Permanente de Intervenção (EPI) dos bombeiros locais.
O acordo aprovado por unanimidade no executivo permite assegurar a prontidão por mais 36 meses.
A edilidade assumirá, para o efeito, o encargo financeiro até ao montante de 101.500 euros a transferir para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários (AHBVE).
A criação de EPI permite garantir a prestação de socorro em concelhos com maior risco e maiores dificuldades em assegurá-lo onde não existam bombeiros profissionais.
O protocolo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que permite repartir os custos, remonta a 2008.
A autarquia entende que é de “relevante e imperioso interesse para toda a população a cooperação da AHBVE para “assegurar em permanência o socorro” local.
O acordo prevê outras atividades de âmbito operacional, no planeamento, formação ou mesmo reconhecimento de locais de risco e zonas críticas.