
A Câmara de Santa Maria da Feira aprovou atribuir um apoio financeiro de meio milhão de euros para obras de requalificação, conservação e restauro da Igreja Matriz da Feira (Igreja de S. Nicolau ou do Espírito Santo), localizada no coração do centro histórico da cidade e classificada como Imóvel de Interesse Público.
Está a ler um artigo sem acesso pago. Faça um donativo para ajudar a manter o jornal online NotíciasdeAveiro.pt gratuito.
A ajuda serve para financiar o projeto técnico e metade do valor não comparticipado pela candidatura a fundos comunitários.
Está em causa uma “necessidade urgente de obras” de modo “a evitar a deterioração irreversível deste monumento incontornável na história do concelho.”
As obras de requalificação da Igreja Matriz, que serão alvo de candidatura ao “NORTE 2030-2024-31 – Cultura – Iniciativas Âncora Regionais (Rotas do Norte)”, contribuirão, ainda, “para melhorar as condições de segurança e conforto de fiéis e visitantes, fomentando ainda o turismo e o desenvolvimento socioeconómico local.”
De acordo com a edilidade feirense, o valor total estimado para as obras de requalificação, conservação e restauro da Igreja Matriz ronda os três milhões de euros, sendo que o apoio máximo da candidatura será de dois milhões de euros, respeitando a taxa de cofinanciamento de 75% do montante elegível.
A Câmara Municipal suportará os cerca de 160 mil euros estimados para o projeto técnico e apoiará até um limite de 340 mil euros o valor não comparticipado pelos fundos comunitários, totalizando um apoio municipal de 500 mil euros.
O monumento classificado faz parte do conjunto arquitetónico constituído pela igreja e convento, onde está instalado, desde 1992, o Museu Conventos dos Lóios, que albergou a congregação de S. João Evangelista, também designada de Frades Lóios ou Cónegos Azuis.
No seu interior, a Igreja Matriz apresenta uma grande riqueza em talha, quer na capela-mor, quer nos altares laterais, dedicados a santos titulares, nomeadamente a S. Sebastião. No exterior, destaca-se a escadaria com o cruzeiro e o chafariz datado do século XVII.
Siga o canal NotíciasdeAveiro.pt no WhatsApp.
Publicidade e serviços
» Pode ativar rapidamente campanhas promocionais no jornal online NotíciasdeAveiro.pt, assim como requisitar outros serviços. Consultar informação para incluir publicidade online